A Escola Estadual de Ensino Médio São José, situado à rua Deputado Raimundo Chaves, 304, em Óbidos, foi fundada em janeiro de 1911, pelo Bispo Dom Amando Bahlman. Na época de sua fundação, recebeu o nome de Ginásio São José, e sua administração ficou sobre a responsabilidade das Irmãs Franciscanas, oriundas da Europa, mais especificamente de Portugal.
Durante a primeira década de existência da escola, a mesma abarcou exclusivamente o curso primário, sendo que o sistema de funcionamento era através de regime de internato e externato, apenas feminino. Em 1921, as Irmãs franciscanas foram substituídas na direção do educandário pelas Irmãs da Congregação Imaculada conceição. A partir dessa data sentiu-se a necessidade de ampliar a estrutura física da escola, pois o número de educandos crescia consideravelmente a cada ano.
Passaram pelo Colégio São José muitas Irmãs, que eram professoras e formaram muitas gerações de obidenses que se espalharam mundo afora. A Farmacêutica Marília Coelho foi uma das obidenses que passou pelo São José e atualmente reside em Belém do Pará. Recentemente Marília entrou em contato com a irmã Berckman, hoje com 93 anos, uma das irmãs que passou pela escola e que atualmente está vivendo em Fortaleza, Ceará, a qual fez o seguinte relato:
“Ontem (13/02/20) tive a grata satisfação de falar ao telefone com Irmã Berckman, nossa ilustre professora de Biologia, no Colégio S. José, em Óbidos. Está morando em Fortaleza/Messejana, onde também reside Irmã Ermelinda, ambas estão na foto desta matéria).
A Irmã Berckman, com 93 anos, está lúcida, porém com dificuldades de locomoção, por conta de artrose nos joelhos. Lembrou de nossas aulas experimentais com animais (Curso Pedagógico, Foto 1 de 1970) e dos belos trabalhos ornamentais das ruas, para a Festa de Corpus Cristhy (Foto 2 de 1968, nas proximidades do Colégio São José). Demonstrou grande satisfação pelo que alcancei ao longo da vida, que foi alicerçada em seus imensuráveis ensinamentos, despertando o gosto para a ciência e a opção em cursar Farmácia, para exercê-la na área Hospitalar, onde permaneci até a aposentadoria. Lembrou das pessoas da época, demonstrando alegria por ter tido a experiência de morar em Óbidos e contribuir para a formação de tantos.
Ao procurar saber de Irmã Guilherma, nossa professora também e da Irmã Ercilia, esta minha Catequista de 1ª Eucaristia, lamentou já não estarem entre nós.
Ao despedir-se expressou grande contentamento, dizendo-me que ficaria a buscar na memória as boas lembranças que levou consigo de Óbidos.
Que São José, a Imaculada Conceição e Sant'Ana, estejam a cuidar intercedendo por ela e demais freiras da Congregação, que estiveram em terras obidenses”, relatou Marília Coelho.
A partir de 1965 o Colégio São José passou para o comando do Governo do Estado do Para, que implementou várias reformas educacionais, sendo que atualmente o prédio foi devolvido a Diocese de Óbidos, que o cedeu para a Prefeitura de Óbidos para funcionamento da Escola Felipe Patroni.
O Colégio São José funcionou por mais de 100 anos no referido prédio, formando cidadãos obidenses, contribuindo significativamente para a educação de Óbidos e do Estado do Pará. A Escola São José funciona atualmente no Bairro de Santa Terezinha em um novo prédio construído pelo Governo do Estado do Pará.
Fotos cedidas por Marília Coelho
www.obidos.net.br
Comentários