Círio Fluvial de Sant´Ana iniciou em Juruti e foi recebido em Óbidos por uma multidão

Círio Fluvial de Sant´Ana iniciou em Juruti e foi recebido em Óbidos por uma multidão

O Círio Fluvial de Senhora Sant’Ana, padroeira dos obidenses, um dos mais tradicionais da região oeste do Pará, este ano renovou  mais uma vez, pois, pela primeira vez a transladação passou pelas comunidades da Tabatinga, Juruti Velho, chegando na cidade de Juruti, município vizinho à Óbidos, de onde desceu o Rio Amazonas, neste domingo, dia 14, dando inicio a Romaria Fluvial, passando pela comunidade do Muratubinha, antes de seguir para a cidade de Óbidos.

Iniciando a romaria fluvial, uma missa foi celebrada por Dom Bernardo, o qual agradeceu a hospitalidade dos juritienses, que lotaram a igreja de NS da Saúde para se despedir de Sant´Ana. A imagem de Sant´Ana  foi conduzida pelo Ferry Boat Princesa de Óbidos até a comunidade do Muratubinha, onde foi colocada em uma Balsa, toda enfeitada especialmente para conduzi-la até o Cais do Porto de Óbidos

Em Óbidos, milhares de fiéis se concentraram na orla da Cidade esperando pela Imagem de Senhora Sant´Ana, a qual foi recebida pela  Diretoria da Festividade de Sant´Ana, na pessoa do Sr. Aucimário Santos e entregue ao Bispo de Óbidos, Dom Bernardo, que a ergueu à população, depois foi colocada na Berlinda e seguiu em procissão até a Praça de Sant´Ana, onde foi celebrada uma missa campal.

Nas ruas por onde a procissão terrestre passou, a população obidense devotos de Sant´Ana se mobilizou, e de alguma forma, procurou mostrar a sua devoção por sua padroeira, ornamentando as ruas, montando altares em suas residências e fazendo suas homenagens. Os devotos de Sant´Ana se emocionavam na passagem do cortejo, fazendo suas orações, seus pedidos, agradecendo as graças alcançadas, cantando ou rezando silenciosamente.

Enfim, de alguma forma a população católica obidense se despertou mais uma vez para a importância das tradições culturais do Círio de Senhora Sant´Ana, e mais um ano se mobilizou, renovou a sua fé e mostrou que é possível fazer um belo Círio.

A Festividade de Sant’Ana prosseguirá até o dia 26 de julho com uma vasta programação, tanto cultural, quanto religiosa.

www.obidos.net.br

PATROCÍNIO

Fotos de João Canto (01) e Vander N Andrade (02 e 03)

FOTOS...

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar