Enchente do Rio Amazonas castiga ribeirinhos dos municípios do oeste do Pará

Enchente do Rio Amazonas castiga ribeirinhos dos municípios do oeste do Pará

Os municípios da região do oeste do Pará estão enfrentando outra grande enchente do Rio Amazonas e seus afluentes em 2021, que está se transformando em mais uma cheia histórica. Municípios da região já começaram a decretar situação de emergência, pois muitas pessoas – entre comunidades ribeirinhas e urbanas – já foram afetadas pelas enchentes.

Óbidos

Em Óbidos, o serviço de monitoramento de enchentes da Agência Nacional das Águas – no porto de Óbidos, nesta sexta-feira, dia 07, está marcando 8,31m, e as águas já invadiram o centro da cidade e ruas que margeio o Lago Pauxis, na aba da Serra da Escama. Pontes já foram construídas pela Prefeitura, para a circulação das pessoas.

Fonte Agência Nacional das Águas

Do dia 30 de abril, o Sargento Riler do corpo técnico da Defesa Civil de Santarém esteve em Óbidos e, em parceria com a Defesa Civil do estado, fizeram vistoria no município, onde realizaram o levantamento para catalogar as regiões ribeirinhas que estão sendo afetada pelas águas do Rio Amazonas. Esses dados darão suporte para o decreto de estado de emergência que o município está pleiteando junto ao governo estadual e federal, devido as águas do Rio Amazonas.

 Informações_e_fotos Comunicação/Pmo

Óriximiná

Outro município que também já alcançou a cota de inundação é Oriximiná, onde a Prefeitura, em 19/04/2021 decretou Situação de Emergência, através do Decreto nº 256/2021, em decorrência da inundação em comunidades ribeirinhas e urbana, decorrente das cheias. O decreto já foi homologado pelo Estado, aguardando o reconhecimento federal. O centro comercial de Oriximiná já está inundado como podem ver na imagem seguinte.

Informações_e_fotos do perfil do Delegado Fonseca, Prefeito.

Juruti

Em Juruti, Defesa Civil do Estado do Pará, junto com a equipe da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Juruti realizaram vistoria em áreas alagadas do município, nesta quarta-feira (05), os quais deverão fazer o parecer técnico sobre as áreas alagadas que ocorreram nas áreas baixas do distrito de Juruti Velho. Outra área do município muito afetada devido a enchente é a região do Lago grande.

A partir do parecer técnico enviado por sistema nacional, os técnicos da Defesa Civil pontuaram que o parecer possa ser favorável e nos próximos dias decretar o município em situação de emergência.

As fotos seguintes são do Lago Grande e Distrito de Juruti Velho.

 

Fotos_Edílson_Ramos

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar