Em Óbidos, comunidade católica participa da Missa dos Santos Óleos

Em Óbidos, comunidade católica participa da Missa dos Santos Óleos

Aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 30, na Catedral de Sant’Ana, em Óbidos, a Missa dos Santos Óleos, da qual participaram os padres da Diocese de Óbidos, que estavam reunidos em retiro. A missa é uma forma de renovação sacerdotal dos padres , os quais fizeram um juramento, e este ano foi presidida por Dom Bernardo Johannes, Bispo da Diocese de Óbidos.

A missa dos Santos Óleos é uma das solenidades mais importes da Igreja Católica, pois seguindo a tradição, desde o século IV, nesta celebração é consagrado o óleo do Crisma e abençoado os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, os quais são sinais da unidade dos sacramentos Pascais.

Durante a bênção dos Óleos

A consagração e benção dos óleos foi feita pelo bispo durante a celebração; cada óleo tem a sua importância para os sacramentos da Igreja: O Óleo para enfermos é usado no sacramento ministrado aos doentes. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento das pessoas no enfrentamento da dor e, inclusive a morte, se for chegada a sua páscoa. 

Óleo para catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra em seus eleitos e eleitas, libertando-os e preparando-os para o novo nascimento pela água e pelo Espírito. 

No Óleo para o Santo Crisma, o bispo faz a mistura de óleo com perfume, significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão e a cristã devem irradiar o bom perfume de Cristo.

Após a consagração e bênção dos óleos, Dom Bernardo Johannes, Bispo da Diocese de Óbidos, distribuiu para as os párocos os óleos que deverão ser usados para cada momento como descritos acima.

Clique aqui para rever a missa que foi transmitida ao Vivo

FOTOS....

www.obidos.net.br - Fotos de Vander N Andrade (1) e Odirlei Santos (2)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar