Célio Simões recebeu o Titulo Honorifico de "HONRA AO MERITO", pelos relevantes serviços prestados à Amazonia e especialmente a Belém do Grão Pará.
O primeiro jornal do Pará e de toda a região norte do Brasil, O Paraense, fundado por Felipe Patroni e que circulou pela primeira vez no dia 22 de maio de 1822, defendeu uma Constituição do Pará, a Independência do Brasil, o fim da escravidão e, fundamentalmente, as liberdades democráticas. É digno de nota que a imprensa no Pará foi pioneira em todo o Brasil, antes mesmo de Minas Gerais e São Paulo, onde os impressos só apareceram em 1823 (Compilador Mineiro) e 1827(Farol Paulistano). Portanto, este ano, a imprensa Paraense comemorar seu Bicentenário.
Nesse sentido, a Câmara Municipal de Belém do Pará - CMB, através de requerimento de autoria do presidente da Casa, vereador Zeca Pirão (MDB), realizou nesta quarta Feira, dia 25, uma sessão especial alusiva ao Bicentenário da Imprensa no Pará, com a participação do obidense Célio Simões e outras personalidades, o qual é vice presidente da Academia de Jornalistas do Pará.
HONRA AO MÉRITO
"A Comissão Executiva da CAMARA MUNICIPAL DE BELÉM, no uso de suas atribuições legais e de acordo com o que dispõe a Resolução de n° 09, de 04 de julho de 1977 de proposição do Excelentíssimo Senhor Vereador ZECA PIRÃO, resolve conferir ao Senhor Célio Simões Titulo Honorifico de "HONRA AO MERITO", pelos relevantes serviços prestados à Amazonia e especialmente a Belém do Grão Pará
Belém, Pará, 25 de maio de 2022”
Estiveram presentes na solenidade jornalistas e profissionais da comunicação que ajudaram a construir a história da imprensa no Estado, além de diversas representações da categoria como o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor Pará), Comissão de Liberdade de Imprensa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), Prefeito de Belém, e como grande homenageada, a Academia Paraense de Jornalismo (APJ), que tem como presidente a jornalista Franssinete Florenzano.
Ao final da sessão especial, ocorreu a entrega de diplomas de honra ao mérito a personalidades e profissionais da comunicação que contribuíram e contribuem para o exercício da imprensa na cidade de Belém
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/5075-o-obidense-celio-simoes-recebe-titulo-honorifico-de-honra-ao-merito-da-cmb#sigProId2a235dd3bb
QUEM_É_O_AGRACIADO?
Célio Simões de Souza é advogado, professor, palestrante, memorialista, escritor e poeta. É graduado em Direito pela UFPA, em Metodologia do Ensino Superior pelo CESEP e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes (RJ). Atuando profissionalmente, fundou e foi vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas do Estado do Pará, lecionou Direito Civil na Escola de Árbitros e Mediadores do Estado do Pará, foi professor-orientador de Processo do Trabalho na UNAMA e professor- coordenador do Departamento de Ética da Escola Superior de Advocacia da OAB/PA, instituição onde foi também Conselheiro Estadual, presidente da Comissão de Combate ao Trabalho Forçado, membro da Comissão de Atividades Culturais e juiz do seu Tribunal de Ética e Disciplina. Integrou a Advocacia Consultiva da União, foi Supervisor Jurídico, Chefe Interino da Assessoria Jurídica Regional do Banco do Brasil no Pará/Amapá e juiz togado do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, na classe de jurista. Idealizou, fundou e foi o primeiro presidente da Academia Artística e Literária de Óbidos (AALO), é fundador e vice-presidente da Academia Paraense de Jornalismo, ex-presidente da Academia Paraense de Letras Jurídicas, membro da Academia Paraense de Letras, da Academia Paraense de Letras Interiorana, do Instituto dos Advogados do Pará, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós. É membro da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra, da qual foi Consultor Jurídico em Belém/PA. Mais de 20 de suas poesias foram musicadas pelo desembargador, compositor e maestro Vicente Malheiros da Fonseca. Recebeu três prêmios literários, diversas condecorações e menções honrosas de entidades públicas e privadas e possui seis livros publicados. É casado com a pedagoga Fátima Augusta Simões, tem três filhos e quatro netos.
www.obidos.net.br