Trabalhos se concentraram na região do “Porto de Cima” na área central da cidade.
A etapa de construção da infraestrutura de passagem e ancoragem do cabo de fibras ópticas para o acesso da rede de infraestrutura subfluvial (backbone) que levará conexão de altíssima velocidade à população por meio do programa “Norte Conectado”, do Ministério das Comunicações (MCom), já começou a ser realizada em Óbidos.
Na quinta-feira (25), a empresa responsável pelos trabalhos começou a executar as intervenções para a construção da chamada “caixa de ancoragem”, que consiste em uma estrutura em concreto que ficara próximo à margem do rio e acomodará a reserva técnica do cabo subfluvial que deverá conectar Óbidos.
A segunda fase do programa, denominado de “infovia 01” interligará Santarém a Manaus, passando por outros nove municípios nos estados do Pará (Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa) e do Amazonas (Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes).
O investimento total para a construção das infovias 00 e 01 é de R$ 1,7 bilhão. Parte do recurso é proveniente de leilão do 5G.
O prefeito Jaime Silva, acompanhou o início dos trabalhos na região conhecida como “Porto de Cima” na área central da cidade, onde será construída a caixa de ancoragem.
Jaime conversou com os encarregados da obra e conheceu os detalhes do projeto, que já recebeu a autorização da prefeitura e está sendo realizado em uma área que será doada oficialmente pela administração municipal.
“É muito importante esse tipo de serviço que vai ajudar muito a administração pública, hoje ninguém consegue fazer nenhum serviço da prefeitura se não for através da rede. Nós temos uma rede ainda muito fraca aqui, e esse serviço chegou através da compensação do linhão que passou por aqui na época da Copa do Mundo em 2014, e só agora as empresas estão cumprindo o que foi acordado”, lembrou o prefeito.
A previsão da chegada do cabo subfluvial a Óbidos é para o mês de outubro, já que no projeto da infovia 01, serão mais de 1.200 km de cabos que começam a ser transbordados a partir de Santarém, até chegar em Manaus.
“A infraestrutura de fibra óptica que está sendo trazida para Óbidos, é a mais moderna do mundo hoje, são cabos com 48 fibras. Cada par de fibra desse tem capacidade para 40 canais de 200 gigas, então é algo muito além do necessário para essa região”, explicou Davi Prates, coordenador operacional.
Em cada município, redes metropolitanas distribuirão o sinal da fibra óptica para organizações, dentre elas, instituições de ensino e pesquisa, hospitais, centros de saúde e unidades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Assim, será possível fortalecer políticas públicas de educação, saúde e segurança.
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/5315-inicia-etapa-de-construcao-de-estruturas-para-a-instalacao-do-programa-norte-conectado-em-obidos#sigProId2e728fbb00
Por:Érique Figueirêdo/ ASCOM-PMO