Teve início nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024, em Óbidos, a 10ª edição do Festival de Cultura, Identidade e Memória Amazônida (FECIMA). O evento, que se estende até o dia 23, traz como tema central “Mudanças Climáticas e Culturas Amazônidas nos torrões secos da floresta”, destacando a importância da preservação ambiental e da valorização das tradições culturais da região.
Mesa de abertura reúne especialistas
A cerimônia de abertura contou com uma mesa-redonda intitulada “Culturas Amazônicas nos Torrões Secos da Floresta”, conduzida pelos Professores Dra. Jorgelene dos Santos Oliveira (UFOPA), Me. Iza Luciene Mendes Regis (IFPA), Me. Breno Lousada Castro (UFOPA-OBDS) e Dr. Itamar Rodrigues Paulino (UFOPA), organizador do evento. A discussão abordou os impactos das mudanças climáticas na floresta e suas consequências para as culturas locais.
Programação rica e diversa
Durante os três dias, o FECIMA oferece uma ampla programação que combina atividades culturais, científicas e artísticas, incluindo:
- Sarau literário, com poesias e músicas regionais;
- Exposições artísticas;
- Oficinas e minicursos voltados para o aprendizado prático;
- Palestras e mesas-redondas, promovendo debates;
- Caminhada pelo centro histórico de Óbidos;
- Expedições à Serra da Escama e ao Estreito do Rio Amazonas.
O festival é um espaço de diálogo entre saberes populares, empíricos e acadêmicos, incentivando a valorização da memória e da identidade amazônida, além de promover reflexões sobre os desafios enfrentados pela região.
FECIMINHA: cultura e consciência para os jovens
Paralelamente ao FECIMA, foi realizado o V FECIMINHA, nesta quinta-feira, 21, na Escola Municipal Wulfilda Rêgo, localizada na Comunidade Quilombola do Arapucu. Voltado para crianças e adolescentes, o evento teve como tema “Criança Sabida, Da Amazônia Cuida” e buscou despertar nos jovens o interesse pelas questões culturais e ambientais da Amazônia.
Parcerias
O festival é organizado pelo Programa de Pesquisa e Extensão Cultura, Identidade e Memória na Amazônia, da UFOPA, em parceria com a Prefeitura Municipal de Óbidos, o Campus Óbidos da UFOPA e o IFPA. A iniciativa reúne pesquisadores locais e nacionais em atividades que destacam a riqueza cultural e natural da região, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a promoção da identidade amazônida.
Galeria de Fotos...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/7465-obidos-sedia-o-10-festival-de-cultura-identidade-e-memoria-amazonida#sigProId4c33cf9b35
Com uma programação rica e inclusiva, o FECIMA reafirma Óbidos como um polo cultural e científico na Amazônia, que tem prosseguimento nesta sexta-feira, dia 22, segundo dia, com a seguinte programação:
Dia 22/11 (Sexta-Feira)
Manhã
Minicursos e Oficinas
Horário: 08:00-12:00
Local: Instituto Federal do Pará - IFPA - Campus Óbidos
MINICURSO 01:
A Cultura Amazônida como Recurso Pedagógico: Conscientização Climática e Valorização Cultural
Ministrantres: João Neto / Danielly Mafra
MINICURSO 02
Para descobrir a cidade: metodologias e gamificação para valorização da cultura e da memória social
Ministrante: Nayane Honorato
MINICURSO 3
Título: Elaboração de projetos culturais
Ministrantes: Ariadne Lima / Yanna Canto
OFICINA 01
Título: Os caminhos para a Patrimonialização Nacional pelo IPHAN do Mascarado Fobó e Carnapauxis.
Ministrantes: Karine Silva/ Fernanda Linke
Gabriel Wanghan
Tarde
Mesa-Redonda: SOCIEDADE, AMBIENTE E QUALIDADE DE VIDA
15:00-16:30
Local: Casa de Cultura de Óbidos
Comunicações Orais
Horário: 16:45-18:00
Local: Casa de Cultura de Óbidos
NOITE CULTURAL
EXPOSIÇÃO ARTÍSTICO CULTURAL
LOCAL: Praça Frei Rogério – Praça do “O”
HORÁRIO: a partir das 19:30