Confira os vencedores da 4ª Edição do Festival de Cinema de Alter do Chão

Confira os vencedores da 4ª Edição do Festival de Cinema de Alter do Chão

Foram premiadas produções de longa e curta-metragem, documentários, animações e smartphones, nacionais e internacionais, além de uma produção escolhida pelo voto popular.

A 4ª edição do Festival de Cinema de Alter do Chão chegou ao fim, e na noite deste domingo, 20, todos os que acompanharam este grande evento puderam conhecer os vencedores. No total, cinco categorias foram premiadas em âmbito nacional e internacional, além da escolha da melhor produção pelo voto popular, através da plataforma do Festival.

“Estou muito feliz pela presença de todos. Nós sabemos o quando nós trabalhamos pra ter aqui a etnia Borari, o povo de Alter do Chão e pra tá mostrando tudo isso aqui pro Brasil e pro mundo”, disse Locca Faria, diretor do Festival.

O prêmio da noite era um lindo troféu com o formato de um Muiraquitã - segundos as lendas indígenas da Amazônia, um amuleto que traz sorte e felicidade para quem o possui. Confeccionado em Jacarandá e detalhes com aplicação em ouro, base de marchetaria composta de osso e madeira. Peça do artista Rony Borari

O FestAlter, é um festival multicultural, realizado com a Parceria da Prefeitura de Santarém, por meio da secretaria de cultura (Semc), e com as participações de artistas locais, em especial os indígenas na etnia Borari. Nesta edição, mais de 80 pessoas estiveram envolvidas na realização do evento, gerando oportunidades e renda para a vila balneária.

A noite de encerramento ainda contou com shows culturais de Maria Lídia e Banda Phenomena.

Confira os vencedores:

Na categoria Documentário Curta-Metragem, o vencedor foi “Benzedeira”, com a direção de São Marcelo e Pedro Olaia.

O premiado no melhor curta-metragem nacional, o ganhador foi “Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão.

Para o curta-metragem internacional, o escolhido foi “Children of wild orchid”, do Irã, com direção de Farshad Mohammadi.

Nos filmes produzidos com Smartphones/celulares, o premiado foi “Rosa de Aroeira”, uma produção de Mônica Mac Dowell. Filmado com celular., o documentário surpreende e apresenta cenas de uma beleza ímpar com trilha sonora original criada pela cantora e compositora potiguar, Valéria Oliveira

Na mesma categoria, mas internacional, a vencedora foi a diretora Chaitanna Rajbangshi, com o filme “Spirit of clay”, que trata da existência uma ligação profunda entre o barro e as pessoas.

Na categoria animação, venceu “Adeus, querido Mandi”,  um curta de Bruno Villela que dialoga histórias da Cosmologia do Alto Rio Negro com o conhecido mito japonês de Urashima Taro.

Para animação internacional, “Mixi”, um filme indiano, de Jyotsna Puthran, foi o campeão.

Na categoria longa-metragem nacional, os vencedores foram Thiago Foresti e Renan Montenegro, com o filme “Onde fica Nova Esperança”.

O longa-metragem internacional premiado foi “Migrants”, do Irã. Uma história de Masoud Ahmadi.

A premiada no Documentário Nacional foi a jornalista renomada Miriam Leitão, com “Amazônia na encruzilhada”.  

Na categoria Documentário Internacional “Sur Les Voix Des Amériques”, da Bélgica, dirigido por Julien Defourny.

E no prêmio com o voto popular, o aclamado foi “Rosas Brancas” de Valentina Angel e Diogo Aurich.

Com informações e fotos Comunicação/Pms

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar