Evento realizado na Comunidade do Silêncio, em Óbidos, que encerrou no dia 20 de novembro, reuniu representantes de seis territórios remanescentes de quilombo, celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra 2022.
Durante dois dias, 19 e 20, os quilombolas participaram de uma programação voltada à valorização e ao reconhecimento de seus territórios, como também pela luta da efetivação de políticas públicas. Durante o evento, aconteceram debates, assim como teve apresentações culturais e ritos religiosos de matriz africana.
O prefeito Jaime Silva, acompanhado da primeira-dama, Alice Silva, participaram da cerimônia de abertura, no dia 19, evento que ficou sob a coordenação da Associação das Comunidades Remanescentes de Quilombo do Município de Óbidos (Arqmob).
Dia Nacional da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/5531-dia-nacional-da-consciencia-negra-foi-celebrado-em-evento-realizado-na-comunidade-do-silencio#sigProIdd4af8904f3
www.obidos.net.br – Informações e fotos Ascom/Pmo
Comentários