O Programa Norte Conectado foi criado pelo Ministério das Comunicações (MCOM) com a missão de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Por meio da implantação de um backbone em fibra óptica, composto por oito infovias, o Programa vai atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa.
Infovia 01 terá 1.100 km de cabo óptico subfluvial
A Infovia Santarém-Manaus terá extensão de aproximadamente 1.100 km. A rota principal (também chamada de troncal) entre as duas cidades amazônicas terá aberturas em Óbidos (PA), Juriti (PA), Parintins (AM), Urucurituba (AM) e Itacoatiara (AM). Haverá, ainda, três derivações; entre Óbidos e Oriximiná (PA); entre Juriti e Terra Santa (PA); e entre Itacoatiara e Autazes (AM).
Quando finalizada a sua implantação, a Infovia 01 terá um cabo óptico contendo 48 fibras ópticas (ou 24 pares).
O cabo da Infovia 01 está sendo lançado no leito no Rio Amazonas nos dias 22 e 23 de novembro, pela Balsa Prates III, saindo de Santarém até Óbidos, que conectará as dez cidades acima mencionadas, região que tem pouco mais de 3 milhões de habitantes.
Veja o comunicado: