Recentemente as fortes chuvas que atingiram Óbidos e região oeste do Pará, causaram enormes danos e transtornos para a população da região.
Em Óbidos, parte da fachada da casa centenária que foi construído na esquina da Praça de Sant’Ana, antigo “Largo da Cadeia”, provavelmente no final do século XVIII e início do século XIX, em pedra e barro, para uso residencial e comercial, desmoronou, assim como parte do telhado também foi ao chão, como podem ver na imagem seguinte.
Segundo a arquiteta Jussara Derenji, sabe-se que esse prédio, em 1835, durante a invasão cabana à cidade de Óbidos, serviu de posto médico aos Cabanos, que tinham tratados seus ferimentos e principalmente as doenças que contraiam, como a malária e a cólera, doenças epidêmicas e cíclicas da Amazônia e que até meados desse século, ainda dizimavam parcelas significativas de sua população.
Este prédio pertencia ao Sr. Antônio Diniz e a sua esposa, D. Anna Guimarães Diniz, que lavraram a escritura de compra do imóvel em 08/03/1913, em favor do comerciante italiano Rosário Conte Galati. Na construção original, a fachada tinha apenas portas, sendo posteriormente, cinco dessas portas transformadas em janelas.
As fotos seguintes foram registradas na sexta-feira, dia 24, que mostram a fachada e parte do telhado que vieram ao chão, e se não for tomada alguma providência, o restante do centenário patrimônio histórico de Óbidos poderá ser comprometido.
Clique aqui para ver a história do referido Prédio
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/5767-obidos-parte-da-fachada-e-telhado-do-antigo-posto-medico-cabano-desmoronou#sigProId19630ab4c8
www.obidos.net.br