ÓBIDOS: Missa da quarta-feira de Cinzas na Catedral de Sant'Ana abre a Quaresma

ÓBIDOS: Missa da quarta-feira de Cinzas na Catedral de Sant'Ana abre a Quaresma

Na quarta-feira, dia 14 de fevereiro de 2024, a comunidade católica de Óbidos se reuniu na Catedral de Sant'Ana para assistir à missa de Cinzas, que marca o início da Quaresma, período de 40 dias de preparação para a Páscoa, a data mais significativa do Cristianismo.

A celebração foi conduzida por Dom Bernardo, Bispo da Diocese de Óbidos, que foi auxiliado pelo Padre Alberto Santos. Durante a cerimônia, Dom Bernardo destacou a importância da Quaresma como um tempo de abstinência, penitência, oração e amor ao próximo, preparando os fiéis para celebrar a ressurreição de Cristo.

A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma rumo à Páscoa da Ressurreição. Hoje também inicia a Campanha da Fraternidade, que este ano de 2024 tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”.

A imposição das cinzas, símbolo de penitência, conversão e luto pelo pecado, foi realizada durante a missa, lembrando aos fiéis sua origem e destino como seres criados da terra. As cinzas nos lembram da nossa pequenez e da necessidade de agir com humildade e sinceridade de coração, caminhando para a conversão e para crer no Evangelho. Inicia hoje um período de 40 dias, onde somos chamados a uma profunda mudança.

Durante a Quaresma, que perdura até a quinta-feira da Semana Santa, muitos fiéis optam por jejuar e abster-se de certos alimentos, como carne vermelha, em um gesto de reflexão e preparação espiritual. Este período é simbolicamente ligado aos 40 dias que Jesus Cristo jejuou antes de iniciar sua pregação.

A Catedral de Sant'Ana, com sua imponente presença e significado histórico, continua a ser um ponto central de fé e comunhão para os fiéis de Óbidos e regiões próximas, especialmente durante esses momentos importantes do calendário litúrgico católico.

Galera de fotos....

 

www.obidos.net.br  - Fotos de Vander N Andrade

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar