UFOPA - PSR 2023: Inscrições prorrogadas até 25 de abril, com vagas para Óbidos

UFOPA - PSR 2023: Inscrições prorrogadas até 25 de abril, com vagas para Óbidos

UFOPA - PSR 2023: Inscrições prorrogadas até 25 de abril, com vagas para Óbidos

Gratuitas, as inscrições vão até 25 de abril de 2023, exclusivamente pela Internet.

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) está com o edital do Processo Seletivo Regular Unificado – PSR 2023 aberto, e as inscrições podem ser feitas até dia 25 de abril. No total, a Ufopa oferta 1.410 vagas para 42 cursos de graduação do Campus Santarém e dos campi regionais.

Podem participar do PSR candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente. A seleção será feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É necessário que o candidato tenha participado de pelo menos uma das edições do Enem de 2018 a 2022.

Para a comprovação da participação do candidato no Enem, a Ufopa fará a consulta ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), utilizando exclusivamente o número do CPF informado pelo candidato no ato da inscrição no PSR 2023.

Sobre as inscrições

Gratuitas, as inscrições podem ser realizadas até 25 de abril, exclusivamente pela Internet, na página do PSR: www.ufopa.edu.br/psr2023/.

No processo de inscrição, o candidato deve preencher corretamente todos os dados solicitados, inclusive de seu perfil socioeconômico, e executar a sequência de procedimentos descrita no formulário.

Para solicitar a inscrição, o candidato deve possuir o Cadastro de Pessoa Física (CPF), documento obrigatório, além de um endereço de e-mail válido e único, ou seja, que não tenha sido utilizado por outro candidato.

Veja o vídeo da Diretora da Ufopa sobre o PS 2023

Sobre as vagas

Das 1.410 vagas ofertadas, 1.130 são para os cursos do Campus Santarém, 36 para o curso do Campus Alenquer, 36 para o curso do Campus Monte Alegre, 64 para os cursos do Campus Oriximiná, 36 para o curso do Campus Itaituba, 72 para os cursos do Campus Juruti e 36 para o curso do Campus Óbidos.

São reservadas 708 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, destinadas a candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Os candidatos devem atentar para os documentos comprobatórios exigidos para concorrer às vagas do sistema de cotas, pois, uma vez classificados para essas vagas, deverão comprovar, no momento da habilitação institucional, que se enquadram nos critérios previstos no edital. A não comprovação acarretará a eliminação do candidato do PSR 2023, sem possibilidade de reclassificação.

Mais informações

A Comissão Permanente de Processos Seletivos (CPPS) alerta para a importância da leitura atenta do Edital nº 10/2023-CPPS/Ufopa – Processo Seletivo Regular Unificado 2023.

- EDITAL

O acompanhamento do processo pode ser feito na página do PSR 2023 no site da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proen).

FONTE: Comunicação/ UFOPA