Médicos do programa “Mais Médicos” já estão em Óbidos para atender a população

Médicos do programa “Mais Médicos” já estão em Óbidos para atender a população

Na madruga deste domingo (31), desembarcaram no Porto de Óbidos os sete (07) médicos brasileiros que se inscreveram para atuar no atendimento da população obidense, através do programa “Mais Médicos” do governo federal.

Os profissionais chegaram numa embarcação do Exército brasileiro, liderados pelo Sargento Sousa, e foram recebidos pela secretária de saúde do município, Nathalia Rodrigues, que horas antes, havia recebido do governo do estado uma ambulância, fruto de uma emenda parlamentar na época do então deputado Lucio Vale, que hoje é Vice-governador do Estado do Pará, um pedido do prefeito de Óbidos, Chico Alfaia.

Segundo a secretária, a partir desta segunda-feira (01/04), será feito o planejamento, adaptação dos profissionais na cidade, apresentação nas Unidades de Saúde e no decorrer da semana conhecerão as programações da secretaria. A secretária confirmou, que todos os médicos são brasileiros, mas com formação no exterior, portanto, é preciso aguardar a emissão do RMS, que é um registro emitido pelo Ministério da Saúde, que autoriza os médicos a exercerem a profissão em território brasileiro.

Na agenda da secretaria de saúde de Óbidos, está confirmada uma coletiva com a imprensa local, nesta segunda-feira, às 10h, na sala da ASCOM, onde, na oportunidade a secretária estará apresentando esses profissionais e dando maiores esclarecimentos a população, sobre as melhorias na saúde do município.

O Programa “Mais Médicos” é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de levar mais médicos para regiões onde há escassez ou ausência desses profissionais. A Atenção Básica é a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS), que está presente em todos os municípios e próxima de todas as comunidades. É neste atendimento que 80% dos problemas de saúde são resolvidos.

FONTE: Ascom/Pmo

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar