Campanha contra Influenza deve vacinar dois milhões de pessoas no Pará

Campanha contra Influenza deve vacinar dois milhões de pessoas no Pará

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi iniciada nesta quarta-feira (10) em todo o País, prosseguindo até 31 de maio.  No Pará, a campanha mobilizará mais de 2,9 mil postos fixos de vacinação, além de 758 volantes terrestres e 62 volantes fluviais. Serão 21,3 mil pessoas envolvidas, incluindo 5,3 mil equipes de vacinação.

Quem tomou a vacina contra a gripe em 2018 deve tomar novamente, este ano. A meta, no Pará, é vacinar dois milhões de pessoas, ou pelo menos 90% desse total. Para isso, o Estado vai receber do governo federal 2,1 milhões de doses da vacina, a principal medida preventiva contra a gripe.

As doses estarão disponíveis em qualquer Unidade Básica de Saúde, nas salas das Estratégias de Saúde da Família e em outros locais definidos pelas gestões municipais.

A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia em doses anteriores ou que tenham alergia grave a ovo de galinha e seus derivados.

Quem deve se vacinar:

- Crianças de 06 meses a menores de 06 anos.

- Gestantes em qualquer idade gestacional.

- Mulheres até 45 dias após o parto, com comprovação.

- Professores de escolas públicas e privadas.

- Idosos (a partir dos 60 anos).

- Trabalhadores da saúde (dos setores público e privado).

- Povos indígenas (a partir de 06 meses de idade).

- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas.

- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e/ou condições clínicas especiais com apresentação de prescrição médica (em qualquer idade).

Panorama da gripe no Brasil

Neste ano, até 23 de março, foram registrados 255 casos de influenza em todo o país, com 55 óbitos. Até o momento, o subtipo predominante no país é influenza A H1N1, com 162 casos e 41 óbitos. O estado do Amazonas é o que apresenta a maior circulação do vírus, com 118 casos e 33 mortes. Por isso, o Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação para o estado, que já está vacinando a população desde o dia 20 de março.

Fonte: Agência Pará

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar