Nos últimos anos vários casarios obidenses, construídos no início do século passado, vem se deteriorando com o tempo, muitos deles abandonados por seus proprietários sem qualquer tipo de cuidado. O “Casario da Bacuri”, como ficou conhecido o caso à época, ficou tão deteriorado que foi demolida para dar lugar a um novo prédio. Nesse sentido, o Prof. Carlos Vieira, faz um alerta citando um “Casario da Praça José Veríssimo”, no centro comercial de Óbidos, que está abandonado, sem qualquer cuidado de preservação.
Veja o relato:
“Há uns três domingos passados, tive a oportunidade de tomar o café da manhã, lá na praça José Veríssimo em companhia da professora Idaliana Marinho. Naquele momento, minha vista voltou-se para o antigo casarão que um dia pertenceu ao senhor Samuel Cohen, e o que me deixou um tanto emocionado, foi ver seu estado atual. O reboco caindo, oferecendo certo risco aos transeuntes, e uma árvore já de pequeno para médio porte, abraçada com as raízes entrelaçadas na parede, aumentado ainda mais o perigo. Pois um vento forte poderá fazer vir abaixo parte da parede ou do reboco”, alertou o Prof. Carlos Vieira.
O Casario em referência (Fotos), faz parte de um conjunto de prédios históricos no Centro comercial de Óbidos (Av. Siqueira Campos) construídos nos meados do século XIX. A Arquiteta Jussara Derenj, em seu livro sobre a Arquitetura Obidense, fez um histórico sobre os casarios do centro comercial, especificando cada item, com as plantas baixas e detalhes das construções, os quais fazem parte do Patrimônio Histórico de Óbidos.
A maioria desses prédios encontram-se habitados e em boa conservação, os quais são utilizados como lojas comerciais há muitos anos, entretanto, esse em especial (Fotos), encontra-se em péssimo estado de conservação, conforme descreveu o Prof. Carlos, pois está abandonado há vários anos.
Seria bom os dirigentes dos órgão obidenses responsáveis pelo Patrimônio Histórico de Óbidos, darem uma passada por lá e verificar a situação real do imóvel, pois as imagens só mostram a frente da edificação. Quem sabe, seria possível tomar alguma providência a respeito, para que não aconteça igual ao “Casarão da Bacuri” que foi demolido. Não podemos deixar a história de Óbidos ser demolida aos poucos!
Www.obidos.Net.br – Fotos Prof. Carlos Vieira