Casario obidense na Praça José Veríssimo está em situação precária de conservação

Casario obidense na Praça José Veríssimo está em situação precária de conservação

Nos últimos anos vários casarios obidenses, construídos no início do século passado, vem se deteriorando com o tempo, muitos deles abandonados por seus proprietários sem qualquer tipo de cuidado. O “Casario da Bacuri”, como ficou conhecido o caso à época, ficou tão deteriorado que foi demolida para dar lugar a um novo prédio. Nesse sentido, o Prof. Carlos Vieira, faz um alerta citando um “Casario da Praça José Veríssimo”, no  centro comercial de Óbidos, que está abandonado, sem qualquer cuidado de preservação.

Veja o relato:

“Há uns três domingos passados, tive a oportunidade de tomar o café da manhã, lá na praça José Veríssimo em companhia da professora Idaliana Marinho. Naquele momento, minha vista voltou-se para o antigo casarão que um dia pertenceu ao senhor Samuel Cohen, e o que me deixou um tanto emocionado, foi ver seu estado atual. O reboco caindo, oferecendo certo risco aos transeuntes, e uma árvore já de pequeno para médio porte, abraçada com as raízes entrelaçadas na parede, aumentado ainda mais o perigo. Pois um vento forte poderá fazer vir abaixo parte da parede ou do reboco”, alertou o Prof. Carlos Vieira.

O Casario em referência (Fotos), faz parte de um conjunto de prédios históricos no Centro comercial de Óbidos (Av. Siqueira Campos) construídos nos meados do século XIX. A Arquiteta Jussara Derenj, em seu livro sobre a Arquitetura Obidense, fez um histórico sobre os casarios do centro comercial, especificando cada item, com as plantas baixas e detalhes das construções, os quais fazem parte do Patrimônio Histórico de Óbidos.

A maioria desses prédios encontram-se habitados e em boa conservação, os quais são utilizados como lojas comerciais há muitos anos, entretanto, esse em especial (Fotos), encontra-se em péssimo estado de conservação, conforme descreveu o Prof. Carlos, pois está abandonado há vários anos.

Seria bom os dirigentes dos órgão obidenses responsáveis pelo Patrimônio Histórico de Óbidos, darem uma passada por lá e verificar a situação real do imóvel, pois as imagens só mostram a frente da edificação. Quem sabe, seria possível tomar alguma providência a respeito, para que não aconteça igual ao “Casarão da Bacuri” que foi demolido. Não podemos deixar a história de Óbidos ser demolida aos poucos!

Www.obidos.Net.br – Fotos Prof. Carlos Vieira

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar