Câmara de Deputados homenageia eventos culturais do oeste do Pará

Câmara de Deputados homenageia eventos culturais do oeste do Pará

Em sessão especial realizada pela Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta segunda-feira (19), homenageou eventos culturais do oeste do Pará. As manifestações culturais de Santarém, o Sairé e o Festival de Cinema de Alter do Chão; o Festival das Tribos de Juruti (Festribal);  a Festa do Mascarado Fobó de Óbidos, o Carnapauxis, e a Festa Literária Internacional do Xingú (FLIX), foram homenageadas.

A sessão foi presidida pela deputada federal Benedita da Silva,  presidente da Comissão de Cultura, em seguida pelo deputado federal Airton Faleiro, autor da solicitação da sessão, iniciou com a leitura de uma carta do presidente da Câmara, em seguida foi apresentado um vídeo sobre o Carnapauxis, mostrando o Carnaval de Óbidos; depois houve a apresentação do Botos Tucuxi e Boto Cor de Rosa. Em seguida, houve a apresentação de membros das Tribos Mundurukus e Muirapinima, chamando a atenção do público presente.

Para Úrsula Vidal, secretária de cultura do Pará, Altamira é uma cidade que hoje abriga grandes projetos e que essas empresas precisam entender a necessidade de investimento nas práticas culturais do Pará.

“...queremos que as empresas envolvidas no agro negócio, na logística de exportação desses produtos que equilibra a  balança comercial brasileira estejam cada vez mais a sensíveis em potencializar as nossas práticas culturais, por que isso é cidadania para nossa juventude dentro do seu saberes, dentro dos seus afazeres, com direito a nossa economia da arte, das nossas práticas criativas que movimentam mulheres e homens nessa rede”, comentou Úrsula.

O secretário de cultura de Óbidos, Eduardo Dias estava presente na sessão.

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar