MRN recebe recomendação para manutenção de certificação

MRN recebe recomendação para manutenção de certificação

Conquista demonstra melhoria contínua da empresa pelo melhor nível de operação sustentável na produção de bauxita. 

Mais uma conquista importante marca o compromisso da Mineração Rio do Norte (MRN) em manter a operação no melhor nível de sustentabilidade: o órgão certificador Bureau Veritas Certification (BVC) recomendou a manutenção da certificação do seu Sistema Integrado de Gestão, baseado nas normas ISO 45001 (Segurança e Saúde Ocupacional) e ISO 14001 (Gestão Ambiental) sem registros de não conformidades.

As duas normas são essenciais para a empresa garantir a otimização de seu sistema integrado de gestão, segundo Wvagno Ferreira, gerente da área de Gestão Estratégica e Riscos da MRN. “A ISO 14001 atua com premissas para garantir o desenvolvimento sustentável com foco na prevenção da poluição e em medidas com foco na preservação do meio ambiente e na diminuição dos impactos ambientais. Já a ISO 45001 promove diversos benefícios para a empresa, tais como o controle dos perigos e riscos na organização, o atendimento aos requisitos legais aplicáveis de SSO (Saúde e Segurança Ocupacional), a prevenção de ações trabalhistas por práticas corretas de gestão e a prevenção de incidentes na organização”, relata.

O escopo da auditoria de manutenção, realizada neste mês de julho, envolveu os processos de planejamento, mineração, transporte, beneficiamento, embarque fluvial de bauxita, geração de energia e as instalações da Vila de Porto Trombetas no município de Oriximiná, oeste do Pará, onde a MRN mantém suas operações de produção de bauxita.  Entre os pontos destacados pelo órgão certificador BVC sobre a evolução da empresa no ciclo de auditorias realizadas nos últimos anos, estão a capacitação dos auditores internos nas normas e a capacidade dos auditados em atender aos requisitos especificados de forma ágil e profissional.

O trabalho em equipe dentro do Sistema Integrado de Gestão da MRN, coordenado pelas áreas de Gestão & Riscos, Segurança, Saúde e Meio Ambiente, foi essencial para a realização das atividades de forma integrada, que garantiram a recomendação da certificação superando as expectativas, sem registros de não conformidades. “Cada pessoa é fundamental para o sucesso das ações realizadas, pois o engajamento da equipe é um fator crítico para superar os desafios, afinal, quando trabalhamos em equipe, cada um depende do outro e todos são responsáveis pelos resultados”, assinala Wvagno Ferreira.

O próximo desafio estratégico da MRN para o desenvolvimento sustentável da produção da bauxita é a busca pela certificação na norma ASI (Aluminium Stewardship Initiative). “A equipe da área de gestão está atuando em sinergia com os times da MRN com o objetivo de obtermos a certificação em dezembro de 2021. O escopo da certificação ASI engloba os princípios e critérios da gestão ambiental, social e governança corporativa, de forma a manter um desempenho sustentável dentro da cadeia de valor da produção do alumínio e interagindo com as comunidades, o ser humano e o meio ambiente”, conclui o gerente da área de Gestão Estratégica e Riscos da MRN.

FONTE: Comunicação/MRN

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar