ÓBIDOS: Primeiro Arrastão Cultural do Boi Pai do Campo homenageia Sant´Ana

ÓBIDOS: Primeiro Arrastão Cultural do Boi Pai do Campo homenageia Sant´Ana

Aconteceu nesta terça-feira, 26, em Óbidos, dia do encerramento da Festividade de Sant´Ana, 1º Arrastão Cultural do Boi Pai do Campo, em homenagem a senhora Sant´Ana.

A concentração aconteceu na Praça do Ó, de onde saiu pelas ruas de Óbidos, até chegar na Praça de Sant´Ana, e por onde passava chamava a atenção da população obidenses.

O Cortejo, organizado pelo agitador cultural, Eduardo Dias, com a participação do Grupo Raízes Pauxiara, fizeram os participantes dançar e relembrar os antigos Boi Bumbás que existiram em Óbidos, como o Pai do Campo e Pintadinho.

Uma coisa é certa, o arrastão foi um sucesso e os organizadores já estão se planejando para o ano de 2023.

FOTOS...

Folguedo_do_Boi Bumbá em Óbidos

São muitas as manifestações culturais vivenciadas no cenário cultural obidense, que ocorrem por todo o Município, em diferentes comunidades. Destas, será dado ênfase ao Boi Bumbá, que ocorre há mais de 150 anos.

“O meu prazer é cantar até morrer,

se eu for pensar na vida

sou capaz de enlouquecer.”

(Toada de boi do folclore obidense)

Dentre as manifestações folclóricas existentes no Município de Óbidos, o folguedo do Boi-Bumbá sempre se destacou pelo seu caráter marcante e determinante, no contexto do seu povo, onde num passado não tão distante, era comum nas noites de junho, se ouvir ao longe o rufar de um tambor, embalando os Cordões de boi-bumbá, que alegravam a vida da cidade, de maneira tão pura, que ainda hoje, vez ou outra, ainda nos deparamos mesmo que sem querer, cantarolando aquelas cantigas, que estão perpetuadas na nossa memória.

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar