Livros do escritor obidense Célio Simões estão expostos nos estandes da APL e da Academia Paraense de Jornalismo.
A primeira edição da Feira Pan-Amazônica do Livro ocorreu em 1996, no espaço do Centur. Tem como finalidade promover a divulgação do livro enquanto instrumento pedagógico, educativo e informativo, fomentado um processo de mudança cultural. Além disso, tem o objetivo de oportunizar aos estudantes, pesquisadores, professores e a sociedade paraense em geral o conhecimento e aquisição dos mais modernos lançamentos e títulos da literatura e incentivar e fomentar o mercado editorial e livreiro do país.
Este ano, a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes está em sua 25ª edição e iniciou neste sábado, dia 27 de agosto e irá até o dia 04 de setembro de 2022, a qual está acontecendo no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. A programação literária marca o retorno do espaço após dois anos sem acontecer, devido a pandemia.
Este ano, os homenageados serão a cantora, compositora e poetisa, Dona Onete, e o escritor, jornalista e roteirista, Edyr Augusto Proença. A visitação ocorre das 9h às 21h, com entrada franca.
Durante a Feira, estandes de várias editoras são montadas, assim como de muitas entidades que desejam mostrar seus produtos, tudo para atrair o público paraense, que prestigia o evento em massa.
Entidades que têm seus estandes montados na Feira Pan-Amazônica do Livro são a Academia Paraense de Letras e a Academia Paraense de Jornalismo, nos quais estão expostos livros de seus acadêmicos, sendo que os livros do obidense Célio Simões, que é membro das Academias, estão expostos.
Nesta edição, serão contempladas as Vozes dos Homenageados, Vozes do Escritor Paraense, Vozes da Inclusão, Vozes da Cultura Popular, Vozes da Memória e do Patrimônio, Vozes da Infância, Vozes da Inovação, Vozes Urbanas e Vozes da Amazônia.
Segundo a Secult, nos encontros literários terão a participação dos homenageados; da digital influencer Clarinhamar; do coreógrafo e carnavalesco Milton Cunha; da atriz e escritora Elisa Lucinda; da jornalista Cristina Serra; do escritor e professor Daniel Munduruku; entre outros nomes importantes da cultura nacional.
Além de toda a programação literária, serão realizados shows na Arena Externa, como por exemplos show de Dona Onete, a homenageada, e outros shows.
www.obidos.net.br