Fibra Ótica do Programa Norte Conectado chega em Óbidos

Fibra Ótica do Programa Norte Conectado chega em Óbidos

A Fibra Ótica do Programa Norte Conectado, Infovia 01, foi lançado no leito no Rio Amazonas nos dias 22 e 23 de novembro, pela Balsa Prates III, saiu de Santarém (22) e chegou em Óbidos nesta quarta-feira, dia 23, que conectará dez cidades da região amazônica, até Manaus. É a esperança de um uma internet estável e de alta velocidade para toda a região Norte.

A Fibra Ótica do Programa está sendo implementada pela empresa  EAD, sendo que em Óbidos, será conectado a uma caixa de ancoragem que fica na Travessa Porto de Cima, próximo a Pagagás, em seguida será interligada  ao Data Center Modular – DCM, onde a rede será administrada.

Essa é a primeira etapa do Programa Norte Conectado, Infovia 01, que interligará 10 cidades, saindo de Santarém, até chegar em Manaus, como mostra o mapa seguinte.

Registramos algumas fotografias da chegada do Cabo Ótico em Óbidos e sua ancoragem, infraestrutura ótica que interligará uma rede de internet de alta velocidade, que irá conectar vários órgãos públicos na cidade de Óbidos. A seguir estamos publicando as fotografias.

FOTOS....

Programa_Norte_Conectado

O Programa Norte Conectado foi criado pelo Ministério das Comunicações (MCOM) com a missão de expandir a infraestrutura de comunicações na Região Amazônica. Por meio da implantação de um backbone em fibra óptica, composto por oito infovias, o Programa vai atender às políticas públicas de telecomunicações, educação, pesquisa, saúde, defesa e do judiciário, e ainda outras políticas públicas que venham a se integrar ao escopo do Programa.

Infovia 01 terá 1.100 km de cabo óptico subfluvial

A Infovia Santarém-Manaus terá extensão de aproximadamente 1.100 km. A rota principal (também chamada de troncal) entre as duas cidades amazônicas terá aberturas em Óbidos (PA), Juriti (PA), Parintins (AM), Urucurituba (AM) e Itacoatiara (AM). Haverá, ainda, três derivações; entre Óbidos e Oriximiná (PA); entre Juriti e Terra Santa (PA); e entre Itacoatiara e Autazes (AM).

Quando finalizada a sua implantação, a Infovia 01 terá um cabo óptico contendo 48 fibras ópticas (ou 24 pares) que beneficiará a população da região amazônica com internet de alta velocidade, que hoje tem muita dificuldade de tráfego, com conecções sofríveis. A esperança de internet de boa qualidade é grande!

www.obidos.net.br - Fotos de Odirlei Santos

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar