Na tarde desta terça-feira, 16, um incêndio de grandes proporções atingiu o espaço Pérola do Tapajós, localizado dentro do Parque da Cidade. O sinistro provocou apenas perdas materiais. O Parque está interditado para visitação.
Corpo de Bombeiros foi acionado imediatamente e suas equipes empenharam todos os esforços para conter as chamas. No entanto, devido ao vento forte, as chamas se propagaram rapidamente, dificultando os trabalhos de combate ao fogo, mesmo com a colaboração dos carros-pipas disponibilizados pela Prefeitura.
É importante ressaltar que grande parte do material foi salva graças à pronta ação dos funcionários da Prefeitura e à valiosa ajuda de populares que, ao passarem pelo local, prontamente se voluntariaram para auxiliar na retirada da mobília.
Um boletim de ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia Civil para apuração das causas do incêndio e das medidas a serem tomadas.
O espaço abrigava mobiliário escolar que estava sendo distribuído às escolas da rede municipal de ensino. Após o controle total do incêndio, o local passará por perícia especializada dos órgãos competentes para apontar as causas.
“Entregamos 16 obras da Educação neste início de ano e temos mais de 30 obras para entregar durante a programação de aniversário de Santarém, que será neste mês de junho. Com muito trabalho e esforço conseguimos salvar a maior parte dessas mobílias que estão em processo de distribuição”, informou a professora Maria José Maia, secretária municipal de Educação.
O Prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve no local com uma comitiva de secretários e lamentou profundamente o ocorrido no Espaço Pérola do Tapajós. "Nosso primeiro pensamento é agradecer a todos que, de forma solidária, uniram-se aos esforços para conter o incêndio e salvar parte do patrimônio do local. Vamos fazer o levantamento do prejuízo e esperar a perícia".
O secretário Bruno Costa, titular da Semap, que administra o Parque, informou que vai aguardar o resultado da perícia e que o local passará por uma limpeza e os materiais serão remanejados para outro espaço.
"Vamos aguardar a perícia. Enquanto isso, o local segue interditado. O material salvo será remanejado para outro espaço", disse Bruno Costa.
FONTE: Comunicação/PMS