A Praça Barão do Rio Branco, mais conhecida com Praça de Sant´Ana, é um logradouro público de grande referencial histórico, para a cidade de Óbidos, seu surgimento aconteceu no ano de 1758, por iniciativa do Governo da Província do Grão-Pará, Mendonça Furtado, que a criou com a finalidade de nela levantar um “pelourinho”, onde foi erguido um monumento, que representa o marco de sua criação.
A Praça de Sant’Ana, assim, denominada, na época de seu surgimento, foi a primeira praça da Vila de Óbidos. Sua utilização, como espaço público, agregou em seu entorno, residências, a Matriz de Sant’Ana e a cadeia Pública (antiga Biblioteca), edificada em um dos lados do quadrilátero que da forma à praça, em posição oposta à igreja Matriz. A instalação da Cadeia Pública (1841), na Praça de Sant’Ana, ensejou a denominação de “Largo da Cadeia”.
Desde sua criação, a Praça de Sant´Ana já passou por várias reformas e mudanças, sendo que uma delas foi a substituição do “S”, um monumento tipo caramanchão, o qual foi substituído pelo chafariz. Desde então, o chafariz funciona esporadicamente.
Registramos nesta quarta-feira, dia 14, a imagem onde trabalhadores da Prefeitura de Óbidos, que estão trabalhando para revitalizando chafariz que estava parado há algum tempo. A expectativa é que até domingo, dia 16, já esteja em pleno funcionamento, embelezando ainda mais a Praça de Sant´Ana.
www.obidos.net.br