Óbidos, 09 de agosto - A Secretaria Municipal de Saúde está lançando a campanha "Agosto Dourado" com o tema "Apoie a Amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham", com o objetivo de inspirar o ato de amamentar e incentivar a prática entre mães e pais, especialmente aqueles que enfrentam a jornada de trabalho.
A partir da próxima sexta-feira, dia 11, uma série de atividades de educação em saúde será promovida para disseminar informações sobre os benefícios da amamentação tanto para os bebês quanto para as mães. A campanha busca sensibilizar a população sobre a importância de criar um ambiente favorável para as mães continuarem amamentando, mesmo após o retorno ao trabalho.
O leite materno é amplamente reconhecido como o alimento mais completo e benéfico para os primeiros meses de vida de um bebê. Nele estão presentes todas as proteínas essenciais, vitaminas, vitaminas saudáveis, água e nutrientes necessários para garantir um desenvolvimento saudável e fortalecer o sistema imunológico dos recém-nascidos.
A Secretaria de Saúde convida a comunidade a participar ativamente das atividades interativas para o mês de agosto e abraçar essa causa tão essencial para o bem-estar das crianças e famílias. O "Agosto Dourado" é mobiliza os gestos de apoio à amamentação que faz a diferença na vida das mães, pais e bebês, promovendo um futuro mais saudável e amoroso para todos.
Programação
Os principais benefícios do leite materno são:
- Protege a criança contra diarreias, infecções, respiratórias e alergias,
- O Reduz em 13% a mortalidade em crianças menores de 5 anos;
- O Reduz o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
Saiba como apoiar quem está amamentando
A amamentação é um momento de acolhimento. Pais, companheiros,
companheiras e familiares são uma importante rede de apoio e fundamentais no cuidado da criança.
- Esteja ao lado e dê suporte emocional;
- Mostre que juntos vocês podem enfrentar os desafios;
- Reconheça o valor da amamentação;
- Incentive a amamentação, converse sobre os benefícios do
leite materno;
- Compartilhe as tarefas domésticas e os cuidados com o bebê;
- Se a mãe tiver dificuldade para amamentar, acompanhe-a até uma Unidade de Saúde para buscar orientação de um profissional de saúde.
www.obidos.net.br