Conselho Estadual de Educação Pará aprova nova matriz curricular da Seduc para 2024

Conselho Estadual de Educação Pará aprova nova matriz curricular da Seduc para 2024

Componente curricular da Política de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima é parte integrante da matriz.

O Conselho Estadual de Educação do Pará (CEE) realizou uma reunião ordinária, na quinta-feira (9), para deliberar sobre a criação de uma nova matriz curricular para a rede pública estadual. Aprovada por unanimidade, a educação ambiental e educação financeira são alguns dos novos componentes a serem implementados a partir do primeiro bimestre de 2024 nas escolas estaduais paraenses.

Participaram do encontro, o titular da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), Rossieli Soares; e Victor Dias, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que são membros do Conselho.

"Nos reunimos com o Conselho Estadual para discutirmos sobre os próximos passos a serem dados na educação do Pará. Estamos frente a uma matriz curricular pioneira no Brasil, ao assegurar a educação ambiental como componente obrigatório para todas as etapas de ensino, garantindo a transversalidade de um tema fundamental não só para a região Norte, mas para todo o mundo. A educação do Pará sai na frente mais uma vez", disse Rossieli Soares, secretário de Educação do Pará.

A presidente do Conselho, Maria Betânia, comemorou a aprovação da nova matriz curricular, à unanimidade. "Acabamos de aprovar no Conselho Estadual de Educação do Pará a nova matriz da Seduc para que possamos efetivamente implementar um conceito na disciplina de educação ambiental de sustentabilidade, de respeito ao meio ambiente, de discussão sobre clima. Isso é inédito, nós somos o primeiro Estado a fazer isso, eu queria parabenizar a Seduc, foi muito tranquilo a votação aqui no Conselho Estadual", disse.

A nova matriz curricular abrangerá também o ensino básico das Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA), sob o guarda-chuva da Sectet. Durante a reunião, Thiago Araújo, líder da Comissão de Educação na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), tomou posse como novo membro do Conselho Estadual de Educação.

Fonte: Agência Pará

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar