Aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 10, no pátio da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, a cerimônia de apresentação da maquete do Barco Hospital que está sendo construído para a Associação da Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, o qual será destinado a prestar serviços médicos às comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, dos municipios de Alenquer, Almerim, Belterra, Curruá, Faro, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
A solenidade de apresentação da maquete do Barco Hospital, contou com a Presença de Frei Francisco, coordenador da Associação, que participou da celebração, assim como os Padres da Congregação que coordenam a Santa Casa de Misericórdia de Óbidos, e a participação da população em geral.
Entenda o Caso
Em uma solenidade realizada em outubro no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-15), em Campinas, formalizou a destinação de uma verba no valor de R$ 24,5 milhões, proveniente da condenação por dano moral coletivo envolvendo as empresas Shell e Basf, para a construção de um barco-hospital que atenderá mais de mil comunidades ribeirinhas na Bacia Amazônica, no Estado do Pará. O projeto, selecionado entre 70 propostas, será executado pela Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus.
A escolha da instituição beneficiária foi feita pelo próprio Ministério Público do Trabalho de Campinas, autor da ação civil pública contra a Shell/Basf, se justificou, entre outros, pelo fato de a instituição se comprometer a construir uma embarcação médica para atender potencialmente 675.510 pessoas em 12 municípios da bacia amazônica.
O Barco Hospital
Segundo a Associação da Fraternidade São Francisco de Assis da Providência de Deus, o Hospital Flutuante terá 48 metros de extensão, e vai comportar consultórios médicos, odontológicos, centro cirúrgico, sala oftalmológica completa, laboratório de análises, sala de medicação, sala de vacinação e leitos de enfermaria, além de equipamentos para exames, como raio-X, ultrasom, eco, mamógrafo, esteira ergométrica e eletro. Além da atenção básica de saúde à população, as equipes atuarão na prevenção e diagnóstico precoce do câncer, com a realização de exames e triagem. Também serão realizadas em parceria com as universidades que enviarão equipes de médicos e residentes.
Fotos Perfil da Santa Casa de Óbidos