Por meio do projeto Faculdade na Comunidade, serviços como teste de glicemia e avaliação nutricional foram ofertados na Orla de Santarém
Quem costuma caminhar pela Orla da Cidade, na extensão da Praça Tiradentes, em Santarém, aproveitou os atendimentos oferecidos pelo projeto Faculdade na Comunidade. A ação foi realizada pelo UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, por meio dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição.
O Faculdade na Comunidade é uma das atividades do calendário de Responsabilidade Social do grupo Ser Educacional, mantenedor da Instituição de Ensino Superior. Os serviços ofertados foram aferição de pressão, avaliação nutricional, atividades lúdicas e teste de glicemia.
A aposentada Silvia Ribeiro, de 67 anos, não pensou duas vezes em dar uma paradinha para aferir a pressão arterial. “Gostei demais. Acho muito bom ver essas ações acontecendo porque nem todos têm condição de saber como anda o corpo”.
A coordenadora da iniciativa e professora do curso de Pedagogia da UNAMA Santarém, Eysimar Vieira, explicou que os serviços são oferecidos conforme as áreas de atuação de cada curso. “Sempre temos um retorno positivo da comunidade, que interage com os alunos. Eles não apenas têm oportunidade de vivenciar a prática dos cursos, como também estimular o olhar social”.
No segundo semestre do curso de Enfermagem, o aluno Juan Portela acompanhou os atendimentos realizados pelos colegas. Para ele, a observação da prática também contribui para sua formação. “Participar deste contato com o paciente é, sem dúvidas, fundamental. Acredito que nos deixa mais preparados para as vivências que estão por vir”.
A acadêmica do curso de Nutrição da UNAMA Santarém, Adriane Oliveira, também avaliou a atividade como positiva, especialmente a participação do público. “É algo que agrega não somente em nosso currículo, mas em nossa vida profissional futuramente”.
Por: Henrique Britto