OAB/PA inaugurará a Sala do Advogado na Vara do Trabalho de Óbidos

OAB/PA inaugurará a Sala do Advogado na Vara do Trabalho de Óbidos

No próximo dia 10 de março de 2017, a Ordem dos Advogados do Pará  - OAB/PA, através de seu presidente D. Alberto Antônio Campos, promoverá a solenidade de inauguração da Sala do Advogado na Vara do Trabalho de Óbidos.

A dependência passará a se chamar "Sala dos Advogados Dr. Otávio Augusto de Souza Simões Rodrigues", em homenagem ao advogado obidense que sempre militou na referida comarca, foi Diretor Geral e professor do Colégio São José, Juiz de Paz, consultor da PMO, muito competente e estimado pelos obidenses, profissional brilhante que poderia seguir vitoriosa carreira em outros centros mais adiantados, porém não quis ir além de sua própria realização pessoal.

Ao ensejo da referida solenidade, será prestada significativa homenagem aos advogados da Subseção de Óbidos e também a Célio Simões, que abraçou a luta pela permanência da Vara do Trabalho na comarca de Óbidos, que fora transferida precipitadamente para Altamira, pelo então presidente do TRT, o Exmo. Juiz José de Alencar.

Vitoriosa a luta, a Vara do Trabalho permaneceu em Óbidos prestando seus serviços no apaziguamento e solução dos conflitos capital X trabalho, entre patrões e empregados, assim beneficiando os municípios de Óbidos, Juruti, Oriximiná, Terra Santa e Faro, cujos trabalhadores teriam que se deslocar (com suas testemunhas) até Altamira, com altos custos, para ajuizar suas reclamações trabalhistas.

Sem dúvida foi uma maiúscula vitória do povo obidense, que já perdeu várias de suas instituições públicas e privadas para outros municípios e até para outros estados, como o Amazonas, atraindo para si o conceito da "terra do já teve".

“Desta vez foi diferente e coube a nós, advogados, no dia do julgamento do caso, mostrar a todo o Pleno do TRT/8.ª Região, que a decisão do seu presidente era equivocada. Fui indicado pelo então presidente da Ordem, Dr. Jarbas Vasconcelos, para fazer a SUSTENTAÇÃO ORAL na sessão de julgamento, conseguindo convencer a maioria maciça dos juízes de que a Vara do Trabalho deveria, por razões econômicas e sociais, permanecer onde realmente se encontra até hoje. Acrescente-se que vários julgadores foram decisivos para esse resultado positivo, como os Des. Eliziário Bentes, Vicente Fonseca, Francisca Formigosa, Georgenor Franco Filho e a Relatora do processo, Dra. Ida Selene Duarte Sirotheau Correa Braga, que proferiu um brilhante e minucioso voto, acatando a tese da OAB”, destacou Célio Simões.

Todos os órgãos de imprensa, em especial sites e blogs da Capital e do Baixo Amazonas deram destaque ao episódio na época e agora a OAB publicamente promoveu essa homenagem aos que participaram daquela luta digna, sem visar qualquer proveito material.

Com informações de Célio Simões

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar