CARNAPAUXIS 2019: A festa vai começar

CARNAPAUXIS 2019: A festa vai começar

O Carnaval de Rua da Cidade de Óbidos, no oeste do Pará, é tradicionalmente conhecido como “Carnapauxis – A Festa do Mascarado Fobó”. O evento reúne as mais diversas figuras dos folguedos carnavalescos por meio de blocos que reverenciam o Mascarado Fobó, ícone da tradição carnavalesca, cuja figura é a maior atração para o público presente durante os 07 dias de festa, desfilando pelas ruas e ladeiras estreitas da cidade de Óbidos e finalizando na Praça do Sesquicentenário. Durante o carnaval, a Praça denomina-se de Fobódromo.

O Carnapauxis é reconhecido pela Lei Nº 7.225, de 24 de novembro de 2008, como Patrimônio Cultural e Artístico do Pará, e seu símbolo, o Mascarado Fobó.

 Devemos enfatizar que as manifestações do Carnaval de iniciam-se no primeiro dia do mês de janeiro. Após a abertura do Carnaval, o Bloco Pai da Pinga, nas tardes de segundas-feiras, arrasta multidões pelas ruas da cidade. E, nos sete domingos que antecedem a semana oficial do Carnaval, cada bloco faz seu arrastão pelas ruas da cidade, com um número expressivo de foliões, finalizando na Praça da Cultura. (Setur-Pa)

Finalmente a Festa do Mascarado Fobó vai chegar, e no dia 27 inicia os desfiles dos Blocos Oficiais: Vai ou Raxa, Mirim, Serra da Escama, Água Negra, Xupa Osso, Morro e finalizando os sete dias de folia, o Bloco das Virgens.

Confira a programação Oficial:

Foto e imagem Asco/Pmo

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar