ÓBIDOS: Noite de autógrafos do livro “Judeus em Óbidos, na Amazônia”

ÓBIDOS: Noite de autógrafos do livro “Judeus em Óbidos, na Amazônia”

Na noite desta terça-feira, dia 25, a cidade de Óbidos foi palco de um evento bastante concorrido: o lançamento do livro "Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação", escrito pela professora e pesquisadora Fabiana Gomes Fábio.

O auditório da Casa da Cultura, onde foi realizado o evento, ficou lotado com a presença de representantes das famílias dos Judeus de Óbidos, autoridades municipais e comunidade em geral, todos ansiosos para prestigiar a autora e receber os autógrafos do livro.

O evento começou com a composição da mesa, formada por Fabiana Fábio a autora do livro, o prefeito Jaime Silva, Maria Alice da ACOB, Marilene Barros da UFOPA/AALO, Wilma Silva, turismóloga da Secretaria de Cultura, Jaime Belicha do Centro Israelita do Pará, Leão Azulai do Comitê Israelita do Amazonas e outros, os quais, no uso da palavra, destacaram a importância da obra para a história do município de Óbidos.

Clique nas imagem seguinte para ver os álbum de fotos do evento...

Emocionada,_a_Profa._Fabiana Fábio comentou sobre a realização do evento: "É um momento de extrema felicidade para mim, por ser a finalização da minha dissertação de mestrado que foi concluído em 2017. Eu sempre tinha em minha mente o plano de socializar meu trabalho de pesquisa para a comunidade e este momento está acontecendo, o lançamento do Livro. Estou muito feliz de ver todo esse povo aqui, isso mostra que fizemos um bom trabalho".

Além do lançamento do livro, os participantes puderam prestigiar a I. Exposição da História e Cultura Judaica em Óbidos, que apresentou a história dos judeus na região. O evento foi um sucesso, mostrando o interesse da comunidade em conhecer e celebrar a diversidade cultural de Óbidos.

O livro "Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação" é resultado da dissertação de mestrado de Fabiana Gomes Fábio e é uma obra importante para a preservação e divulgação da história dos judeus na região. O lançamento foi um marco para a cidade de Óbidos, que se orgulha de sua rica diversidade cultural e histórica.

Clique nas imagem seguinte para ver o álbum de fotos do evento...

Sobre_o_Livro____

O Livro, “Judeus em Óbidos, na Amazônia: imigração, história e ressignificação”, contempla a historicidade da imigração, vivência e ressignificação de judeus em Óbidos-PA, correlacionando as razões desse movimento para a Amazônia. Através da pesquisa qualitativa e da metodologia da História Oral, foi possível acessar fontes como: memória, documento de arquivo e pessoal, jornal, fotografia, documentário e monumento, que continham variantes vestígios do processo histórico vivido na cidade. A história das famílias foi descrita em forma de genealogia, realçando similitudes e contrastes. O livro detalha como o seguimento judaico revestiu-se de ressignificação, formulando um entrosamento e fortalecimento desses sujeitos como grupo, que organizaram uma comunidade judaica, festejavam as principais páscoas, ritualizavam seus mortos, deixando como legado, tecidos sociais e símbolos de resistência do judaísmo. Que este estudo subtraia a marginalização e desative o esquecimento com que os imigrantes judeus têm sido subjugados em mais de um século como sujeitos sociais e partícipes da história local na cidade de Óbidos. Que suas lutas, histórias e memórias, recebam a integralização e visibilidade histórica. 

Fabiana Gomes Fábio é graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008). É Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e em Gestão Escolar pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2014). É mestra em Ciências da Sociedade pela Universidade Federal do Oeste do Pará (2020). Foi professora de História no Ensino Fundamental II pela rede Municipal de Ensino- SEMED (Óbidos-Pa) 2002-2012. Possui 14 anos de experiência no Ensino Médio como professora de História e Sociologia - Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação do Estado do Pará- SEDUC (2008 -2023). No contexto do Ensino Médio possui experiência em trabalhos com projetos de pesquisa e ação. Entre Agosto de 2016 a Fevereiro de 2017 foi Colaboradora pelo PARFOR-Ufopa, atuando como Orientadora de TCC II. Participou de bancas como avaliadora de Trabalho de Conclusão de Curso pelo PARFOR-Ufopa.

www.obidos.net.br - Por João Canto

Comentários  

0 #1 Hugo Ferrari Jr 26-04-2023 13:44
E muito interessante saber a [censored]stória da vida dos judeus ué como eles vivia.
Citar

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar