Festival do Jaraqui 2018 encerra com a escolha da Rainha do Festival

Festival do Jaraqui 2018 encerra com a escolha da Rainha do Festival

O XXXI Festival do Jaraqui de Óbidos, promovido pela Associação Cultural Obidense – ACOB, encerrou neste domingo, dia 10, com um uma série de atrações que movimentou a Praça José Veríssimo, no centro comercial de Óbidos, durante todo o dia.

O povo obidense e visitantes que prestigiaram o Festival, puderam se deliciar com o Jaraqui preparado de várias formas: assado, frito, caldeirada, no tucupi, etc, e se divertir com as atrações durante todo dia de domingo.

Antes do encerramento do evento, houve a escolha da Rainha do Festival, onde duas candidatas concorreram ao título, todas vestidas com trajes típicos, procurando enfatizar a importância desse peixe para povo obidense. A duas Candidatas foram: Michele Mello, representando o mercantil do Tina e Top Motos e Jessica Andria representando  a Colônia de pescadores Z19, sendo que Jessica Andria conquistou o título de Rainha do Festival do Jaraqui 2018, e recebeu a premiação das mãos do Presidente da ACOB, o jornalista Ronaldo Brasiliense.

O Jaraqui

O Jaraqui (Prochilodus ) se tornou Peixe símbolo de Óbidos, através do projeto de Hugo Ferrari. O Jaraqui tem o tamanho médio de aproximadamente 25 centímetros, pode pesar até 400 gramas, sendo um dos peixes mais consumidos na região amazônica. Óbidos é privilegiado, pois fica localizado na parte mais estreita do Rio Amazonas, comumente chamado de “Garganta do Amazonas”, por onde os cardumes obrigatoriamente passam durante a piracema, geralmente no mês de maio e junho, ocasião em que acontece a pesca e é realizado o Festival do Jaraqui.

Www.obdos.net.br

Fotos de Vander Andrade (01) e Odirlei Santos ( 03 e 04)

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar