ÓBIDOS, 321 ANOS DE FUNDAÇÃO

ÓBIDOS, 321 ANOS DE FUNDAÇÃO

Nesta terça-feira, dia 02 de outubro de 2016, Óbidos completa 321 anos de fundação, e as comemorações estão acontecendo em Óbidos, começando com um Show no Forte Pauxis com Maria Lídia e Nato Aguiar, e na manhã desta terça-feira, houve a Feira do Empreendedor que também aconteceu no Forte e a noite acontecerá uma missa solene na Praça da Cultura em homenagens a Óbidos.

Durante a Feira do Empreendedor, houve apresentação da Escola de Música Manoel Rodrigues que tocou várias músicas e o Hino de Óbidos, houve também uma exposição de livros de autores obidenses, como também de poesias, das quais estamos publicando algumas que homenageiam Óbidos.

Sobre Óbidos

Para chegar em Óbidos, vindo de barco, você logo verá o Forte Pauxis, símbolo da fundação do município de Óbidos, que se deu por volta de 1697. No ponto onde existia uma tribo de índios Pauxis, foi construído o forte, assim denominado. E, em 1758 foram reunidas à fortaleza, duas aldeias dos capuchos da Piedade, criando-se uma vila que mais tarde recebeu o nome de Óbidos. Você também terá como "pano de fundo" a serra da Escama, onde está localizada em seu topo, a Fortaleza Gurjão, que foi construída para guarnecer e defender a região dos invasores. O porto de Óbidos também serve de parada para as embarcações que sobem o rio em direção à Manaus, e diversas cidades vizinhas, pois é um dos poucos municípios que possui a sua sede às margens do Rio Amazonas. Tal fato trouxe à cidade uma composição étnica e cultural bastante miscigenada, porém com uma forte tendência portuguesa e indígena.

Fundação de Óbidos (Aldeia Pauxis): 1697.

Elevação a Categoria de Vila: 25 de março de 1758

Elevação a categoria de Cidade:  02 de outubro de 1854.

www.obidos.net.br

POESIAS SOBRE ÓBIDOS

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar