Nesta terça-feira, dia 02 de outubro de 2016, Óbidos completa 321 anos de fundação, e as comemorações estão acontecendo em Óbidos, começando com um Show no Forte Pauxis com Maria Lídia e Nato Aguiar, e na manhã desta terça-feira, houve a Feira do Empreendedor que também aconteceu no Forte e a noite acontecerá uma missa solene na Praça da Cultura em homenagens a Óbidos.
Durante a Feira do Empreendedor, houve apresentação da Escola de Música Manoel Rodrigues que tocou várias músicas e o Hino de Óbidos, houve também uma exposição de livros de autores obidenses, como também de poesias, das quais estamos publicando algumas que homenageiam Óbidos.
http://obidos.net.br/index.php/noticias/2193-obidos-321-anos-de-fundacao#sigProId02f60f29d0
Sobre Óbidos
Para chegar em Óbidos, vindo de barco, você logo verá o Forte Pauxis, símbolo da fundação do município de Óbidos, que se deu por volta de 1697. No ponto onde existia uma tribo de índios Pauxis, foi construído o forte, assim denominado. E, em 1758 foram reunidas à fortaleza, duas aldeias dos capuchos da Piedade, criando-se uma vila que mais tarde recebeu o nome de Óbidos. Você também terá como "pano de fundo" a serra da Escama, onde está localizada em seu topo, a Fortaleza Gurjão, que foi construída para guarnecer e defender a região dos invasores. O porto de Óbidos também serve de parada para as embarcações que sobem o rio em direção à Manaus, e diversas cidades vizinhas, pois é um dos poucos municípios que possui a sua sede às margens do Rio Amazonas. Tal fato trouxe à cidade uma composição étnica e cultural bastante miscigenada, porém com uma forte tendência portuguesa e indígena.
Fundação de Óbidos (Aldeia Pauxis): 1697.
Elevação a Categoria de Vila: 25 de março de 1758
Elevação a categoria de Cidade: 02 de outubro de 1854.
POESIAS SOBRE ÓBIDOS