Projetos “Folia de São Tome” e “Bloco Serra da Escama” são premiados em Edital MinC

Projetos “Folia de São Tome” e “Bloco Serra da Escama” são premiados em Edital MinC

 

A UNIÃO, por meio do Ministério da Cultura (MinC), através da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC/MinC), publicou Edital de Seleção Pública Culturas Populares: Edição Selma do Coco, em abril de 2018, e dois projetos de Óbidos foram premiados no referido Edital, resultado que foi publicado no diário oficial da união em 22 de outubro de 2018.

O concurso teve como objetivo reconhecer e premiar iniciativas já realizadas propostas por Mestres e Mestras, Grupos sem constituição jurídica e pessoas jurídicas sem fins lucrativos com natureza ou finalidade cultural que envolvam as expressões das culturas populares.

Conversamos com Douglas Sena que nos informou que os projetos obidenses foram premiados:

PESSOA FÍSICA (MESTRES E MESTRAS) - REGIÃO NORTE:

“Folia de São Tome”, de Douglas Sena dos Santos, de Óbidos- PA, região Norte, com a pontuação 94,5, foi  Premiado.

A Folia de São Tomé é do Arapucu, comunidade próxima da cidade de Óbidos, que há mais de 100 anos realiza a Folia de Santos.

PESSOA JURÍDICA - REGIÃO NORTE

“Associação Carnavalesca Serra da Escama” de Óbidos – PA, região Norte, com 95,5 pontos,  também foi Premiado.

O bloco carnavalesco “Associação Carnavalesca da Serra da Escama” tem também como seu objetivo, fazer apelos á sociedade obidense na tentativa de preservação do que ainda temos, deixado pelos nosso antepassados. Foi fundado em 1998, por um grupo de amigos e desfila durante Canarpauxis.

Douglas Sena, autor do projeto da Folia de São Tomé, comentou a premiação: "Para nós, da Folia de São Tomé, da comunidade quilombola Arapucu, é uma imensa satisfação receber esse prêmio. Recebemos como um reconhecimento da resistência de nossa manifestação cultural. Agradecemos a Deus e a São Tomé por nos concederem vida e saúde para vivenciar mais este momento de alegria para nossa comunidade. Agradecemos as todas às pessoas que sempre nos incentivaram e incentivam para continuarmos mantendo viva nossa tradição".

Cultura Popular

A cultura popular e tradicional, segundo o Edital,  é o conjunto de criações que emanam de uma comunidade, expressas por grupos que reconhecidamente respondem às expectativas da comunidade enquanto afirmação de sua identidade cultural e social.

Assim, o Ministério da Cultura abriu espaço também para a visibilidade das versões que fogem a um conceito de tradicional sobre o que vem a compor esse conjunto de manifestações culturais que convencionamos chamar por “Culturas Populares”, mas que preservam condições suficientes e são consideradas como autênticas e legítimas das representações coletivas populares, contribuindo para sua continuidade e para a manutenção dinâmica das diferentes identidades culturais; atividades de retomada de práticas populares em processo de esquecimento e difusão das expressões populares para além dos limites de suas comunidades de origem, além da visibilidade e valorização das culturas populares tradicionais.

O prazo de vigência do presente edital será de 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da Homologação do Resultado Final no Diário Oficial da União, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período. O Prêmio da Folia de São Tomé foi de 20 mil Reais.

www.obidos.net.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar