Missa marca o início das visitas no Cemitério São João Batista em Óbidos

Missa marca o início das visitas no Cemitério São João Batista em Óbidos

A movimentação no Cemitério São João Batista, em Óbidos, iniciou deste de cedo nesta sexta-feira, dia 2, dia de finados. Em torno da Capela foi celebrado uma missa pelo Padre Devanir e Frei Joel, onde os visitantes participaram da celebração e em seguida visitavam seus entes queridos.

Centenas de pessoas chegaram logo cedo no Cemitério São João Batista, levando flores e acenderam velas aos seus entes que partiram. Ao redor de cada sepultura, uma história, uma lembrança diferente. Uns mais serenos conseguem relembrar a perda de maneira menos dolorosa, outros emocionados pelas perdas mais recentes.

A expectativa é que até o final do dia o Cemitério São João Batista receba milhares de visitantes, pois é o único cemitério da cidade de Óbidos, onde os obidenses enterram seus entes queridos, que partiram desta vida para o reino de Deus.

FINADOS 

Segundo dados históricos, o costume de orar pelas pessoas falecidas é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs.

Quanto a essa data, 2 de novembro, se deve a Santo Odilon. Segundo ele, como 1º de novembro é festejado todos os Santos, um dia depois deveria-se  celebrar a memória dos falecidos.

A Igreja Católica oficializou a celebração do Dia de Finados em 1311 e, em 1915, Bento XV estendeu a solenidade a toda a Igreja.

www.obidos.net.br – Fotos de Vander N Andrade

FOTOS...

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS