No Sábado, dia 08, Professores e alunos da Escola Raymundo Chaves se reuniram na Sede da Colônia Z-19, e partiram a Serra da Escama, onde deram início a limpeza da trilha que leva a Fortaleza Gurjão, e também realizaram a limpeza do espaço onde ficam localizados os canhões. Essa foi a primeira fase do Projeto de Revitalização da Fortaleza Gurjão.
Durante a estada na Fortaleza, os participantes do projeto recolocaram uma peça denominada de Telêmetro em sua antiga base, que estava jogada no mato. Segundo o professor Carlos Vieira, o Telêmetro tinha a finalidade acertar com precisão a pontaria dos canhões calculando com precisão distância, velocidade do alvo móvel e curva descendente da bala disparada.
A segunda etapa começará no próximo sábado, dia 15, com a podagem das árvores da frente dos canhões, o que possibilitará a visibilidade do rio Amazonas e da cidade de Óbidos.
Informações e Fotos do Professor Carlos Vieira
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/2333-fortaleza-gurjao-na-serra-da-escama-em-obidos-comeca-a-receber-limpeza#sigProId344f43a558