Educadores discutem implementação da Base Nacional Comum Curricular em Óbidos

Educadores discutem implementação da Base Nacional Comum Curricular em Óbidos

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) realizou nos dias 12 e 13 de março na Casa de Cultura, uma reunião com os setores da Semed, diretores e coordenadores pedagógicos.

O objetivo da reunião foi planejar ações de implementação da Base Nacional Comum Curricular-BNCC no município. Para efetivar a inciativa foi criado um Grupo de Trabalho para cuidar do processo de reelaboração curricular do município alinhado às diretrizes da BNCC

A Base Nacional Comum Curricular contempla toda a Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). A parte referente à Educação Infantil e Ensino Fundamental foi aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologada pelo MEC em dezembro de 2017, depois de audiências públicas realizadas em todas as regiões do Brasil. Já a parte referente ao Ensino Médio encontra-se atualmente em processo de elaboração.

Durante a fase final de revisão da BNCC, as redes de ensino começaram a preparar seus processos de planejamento e implementação, que serão cruciais para que a BNCC cumpra o seu papel de promover mais qualidade e equidade na aprendizagem dos estudantes. Com a BNCC aprovada, é fundamental, agora, que todas as redes do país sejam as protagonistas dessa etapa de implementação.

O trabalho colaborativo é princípio central da implementação da BNCC. Buscar maximizar a colaboração entre entes federados assegura que as orientações propostas respondam às diferentes realidades das escolas brasileiras. Mais do que uma possibilidade, a parceria entre estados e municípios é entendida como um importante catalisador desse processo.

Fonte: Ascon/Pmo

 

BLOG COMMENTS POWERED BY DISQUS