Professores da Escola Raymundo Chaves, em Óbidos, preparam um programação sobre o Dia Mundial da Água, com uma excursão pelo Lago Pauxis, Laguinho, para esta sexta-feira, dia 22, entretanto a excursão foi cancelado no dia anterior em virtude de ameaça de violência aos alunos, por meio das redes sociais.
Diante da ameaça, que foi denunciada aos gestores, a excursão foi cancelada e a Direção da Escola comunicou a Secretaria de Educação e a Polícia Civil, que está investigando de onde partiu as ameaças. Nesse sentido, houve uma mobilização dos diretores da Escola e da Secretaria da Educação, os quais se reuniram para as providências e na manhã desta sexta-feira, 22, deram uma coletiva no sentido de esclarecer o ocorrido.
Durante a coletiva o Secretário de Educação comentou: “O que queremos deixar claro para a sociedade obidense, dessa sensação do que passamos ontem, é que não aconteceu nada e não vai acontecer, pois tomamos as providências e estamos vigilantes nesse sentido”, comentou Prof. Jaime.
A Profa. Milene, gestora da Semed, começou sua fala discorrendo sobre o que ocorreu na tarde desta quinta-feira, dia 21, os quais receberam uma denúncia sobre a ameaça de violência contra alunos e que foi feito o registro da ocorrência no Conselho Tutelar e a Delegacia de Polícia, para as possíveis intervenções.
Segundo Milene, foi detectado um grupo de mensagens, onde os alunos trocavam informações, o que as mensagens trocadas comprometiam a realização do evento do dia seguinte, o qual foi cancelado, no sentido de dar segurança aos alunos.
Perguntada sobre o conteúdo das mensagens, a Gestora Milene não pode divulgar, pois segundo ela, está sob investigação. Mencionou que se trata de um grupo muito grande, que estão investigando e que os administradores do grupo serão chamados. Informou também que a ameaça tratava-se de violência contra colegas.
Clique Aqui para ver o vídeo da coletiva
A Prefeitura de Óbidos publicou uma NOTA sobre o assunto, que estamos publicando a seguir.
---------------------------------------
NOTA DA PREFEITURA
A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), esclarece que o fato registrado na tarde de quinta-feira, 21 de março de 2019, na Escola Municipal Dr. Raymundo Chaves no bairro Cidade Nova, foi totalmente contornado, sem que nenhuma vida humana tenha sido colocada em risco.
A Semed adotou todas as medidas necessárias para o caso e imediatamente atuou junto a direção do educandário, conduzindo ao conhecimento dos órgãos de segurança pública e da rede de proteção de criança e adolescentes, as suspeitas reveladas.
A condução agora, está a cargo da Polícia Civil, Conselho Tutelar e do Poder Judiciário, que juntos atuam na elucidação do fato.
A Semed informa ainda que não há motivo para pânico nas escolas, ainda que os fatos relatados em redes sociais e pela imprensa sejam atípicos da rotina estudantil.
As aulas continuarão normalmente em todas as instituições de ensino da rede municipal, mantendo o calendário escolar e o planejamento pedagógico definido com os professores.
Atenciosamente,
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Óbidos