Aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 20, na Catedral de Sant’Ana, em Óbidos, a Missa dos Santos Óleos, aproveitando a oportunidade em que todos os padres de Diocese de Óbidos estão em retiro. A missa é uma forma de renovação sacerdotal dos padres e este ano teve como palestrante Dom Mário, Bispo de Paranavaí, e foi presidida por Dom Bernardo.
A missa dos Santos Óleos é uma das solenidades mais importes da Igreja Católica, pois seguindo a tradição, desde o século IV, nesta celebração é consagrado o óleo do Crisma e abençoado os óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos, os quais são sinais da unidade dos sacramentos Pascais. Também nesta celebração os padres fazem a renovação das suas promessas feitas no dia de sua ordenação presbiteral, diante de Deus do bispo e do povo presente.
A consagração e benção dos óleos foi feita pelo bispo durante a celebração; cada óleo tem a sua importância para os sacramentos da Igreja: O Óleo para enfermos é usado no sacramento ministrado aos doentes. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento das pessoas no enfrentamento da dor e, inclusive a morte, se for chegada a sua páscoa.
Óleo para catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra em seus eleitos e eleitas, libertando-os e preparando-os para o novo nascimento pela água e pelo Espírito.
No Óleo para o Santo Crisma, o bispo faz a mistura de óleo com perfume, significa a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão e a cristã devem irradiar o bom perfume de Cristo.
Após a consagração e bênção dos óleos, Dom Bernardo Johannes (bispo da diocese de Óbidos), distribuiu para as os párocos os óleos que deverão ser usados para cada momento como descritos acima.
www.obidos.net.br – Fotos de Vander N Andrade
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/2512-comunidade-catolica-de-obidos-participa-da-missa-dos-santos-oleos-2#sigProId4f5d11a745