Museu Integrado de Óbidos tem ambientes revitalizados

Museu Integrado de Óbidos tem ambientes revitalizados

A criação do Museu Integrado de Óbidos surgiu com a necessidade de se recuperar, preservar a história e o patrimônio da cidade de Óbidos, tradicionalmente pela participação que teve em alguns episódios da vida nacional.

A ideia de fundação da Associação Cultural Obidense (ACOB) se concretizou em 18 de novembro de 1983, que deu vida ao Museu Integrado de Óbidos, na antiga sede do Mariano Futebol Clube. O prédio foi reconstruído pelo então Prefeito de Óbidos, Haroldo Tavares, o qual está situado à rua Justo Chermont, 607, cuja a inauguração aconteceu em  2 de outubro de 1985, e tem como objetivo recuperar o patrimônio, preservar e dinamizar a cultura regional e manter um núcleo museológico.

Durante todos esses anos de fundação, o Museu vem se mantendo com a doação do povo obidense e com eventos que são promovidos pela ACOB, como o Festival do Jaraqui. Entretanto, nos últimos anos a arrecadação está cada vez menor e insuficiente para fazer a manutenção da entidade. Com isso, o telhado, o forro, a pintura e os espaços se deterioram e precisaram de intervenção para  que não acontecesse o pior: o fechamento do Museu.

Nesse sentido, o atual Diretor do Museu integrado de Óbidos, o Jornalista Ronaldo Brasiliense, encampou uma campanha pra recuperação do telhado do Museu que estava em péssimas condições, para a qual, muitos obidenses contribuíram e o telhado foi refeito.

Este ano, o forro apresentou problemas e a pintura estava totalmente deteriorada. Novamente outra campanha foi feita e os abnegados obidenses voltaram a contribuir, e o forro e a pintura foram refeitos, assim como foi dado uma repaginada nos ambientes internos do Museu, e que segundo Ronaldo Brasiliense, na próxima semana será feita a reinauguração.

Referente a esta nova campanha para preservação do Museu Integrado de Óbidos, Ronaldo nos informou que os mais de cinco mil reais gastos no novo forro e na pintura do museu vieram da generosidade de alguns poucos obidenses, sem qualquer subvenção da PMO, do governo do Estado ou da União.

Perguntamos ao Ronaldo sobre sua satisfação de ter conseguido recuperar os ambientes do Museu Integrado de Óbidos, Brasiliense respondeu:  “Eu estou feliz por ter conseguido colocar no Museu Integrado de Óbidos um novo forro de lambri, que vai durar muitos anos, e ter feito a pintura interna de todas as salas, o que não era feito há muitos anos"; festeja o jornalista Ronaldo Brasiliense, que preside da ACOB, que administra o MIOB. "Infelizmente ainda há muito a fazer e é fundamental garantir vaga microfilmagem da farta documentação histórica que temos no museu, que está a ameaçada pelo tempo e pelas traças", acrescenta Brasiliense.

Assim, esperamos que cada obidense ou amigo desta terra adicione a sua contribuição a esta obra que se tornou um monumento obidense, paraense e brasileiro, pois ajuda a contar e preservar a história de Óbidos, assim como serve de fonte de pesquisa para muitos pesquisadores contarem a  história de Óbidos e da região.

Preservar é preciso!

Por João Canto

www.obidos.net.br  - Fotos de cedidas por Ronaldo Brasiliense

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar