O Instituto Histórico e Geográfico do Pará completa 120 anos

O Instituto Histórico e Geográfico do Pará completa 120 anos

Neste domingo, dia 03 de abril,  o Instituto Histórico e Geográfico do Pará-  IHGP, comemora 120 anos de fundação e para comemorar a data,  esta semana estarão sendo  promovidas Lives diárias no Instagram, sempre  às 18h direto do  IHGP, que iniciará neste domingo, dia 03 de maio e irá até o dia 08 de maio (sexta-feira), com o tema central: “Belém entre cultura e Epidemias”.

Temos no Instituto Histórico e Geográfico do Pará dois ilustres obidenses: o advogado Célio Simões de Souza que foi eleito em 2012 para ocupar a cadeira nº 18. Antes, nenhum obidense havia pertencido ao quadro de sócios do IHGP em mais de 100 anos de existência. O Prof. Luis Otávio do Canto Lopes, professor da UFPa, ocupa a cadeira de nº 64, eleito em 2017.

O IHGP

O IHGP, ao longo de sua história, desde 1900, conheceu três fases importantes, vivenciando atualmente a sua quarta fase. Fundado pela primeira vez em 3 de maio de 1900, sob a denominação de Instituto Histórico, Geográfico e Etnográfico do Pará, conheceu a sua primeira fase. Fundado pela segunda vez, em 6 de março de 1917, sem o vocábulo “Etnográfico”, passou a existir desde então, sendo esta sua segunda fase encerrada na década de 1960. Neste período, iniciou sua terceira fase, sendo reorganizada sua estrutura e funcionamento de forma significativa. Nos anos finais da década de 1990, se iniciou a quarta e atual fase, marcada por mudanças importantes na forma de ingresso no Instituto, pela reforma de seu prédio sede, visando o cumprimento de sua missão: ser uma instituição cultural aberta ao público, produtora e divulgadora do conhecimento.

CLIQUE AQUI PARA VER O HISTÓRICO COMPLETO

www.obidos.net.br

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar