Imagem de Bom Jesus dos Passos pelas Ruas de Óbidos

Imagem de Bom Jesus dos Passos pelas Ruas de Óbidos

Em Óbidos, após a  missa de quarta-feira de cinzas, dia 17, que foi realizada na Catedral de Sant´Ana,  a imagem de Bom Jesus dos Passos percorreu as principais ruas de Óbidos em um veículo, pedindo a Deus que afaste todo mal causado pela Covid-19 e todas as suas consequências.

Segundo Dom Bernardo, procissões de Bom Jesus aconteceram em 1835 e 1855, quando o povo de Óbidos passou por eventos que afetou muito a população, como a Cabanagem e a peste da Cólera. Este ano, por conta da pandemia que atinge o mundo todo e muito fortemente o município de Óbidos, a procissão de Bom Jesus volta a acontecer, desta vez com a condução da imagem de Bom Jesus pelas ruas de Óbidos, em um veículo.

A Procissão iniciou na Praça de Sant´Ana e percorreu por vários bairros da Cidade de Óbidos, sempre o orador pedindo a Deus que nos salve dessa pandemia que tem causando muitos transtornos para as pessoas, com muitos óbitos.

Por onde a imagem de Bom Jesus passou, as pessoas enfeitaram suas casas com crucifixos enfeitados com fitas, mostrando a devoção dos obidenses.

CLIQUE AQUI ARA VER O DÍDEO DA CAMINHADA

Procissão de Bom Jesus.

Segundo o Pe. Sidney  Canto,  em seu artigo “A devoção obidense ao Bom Jesus”, a primeira vezes que os obidenses presenciaram a procissão de Bom Jesus, foi em 1835, por conta da Cabanagem.

Veja o que comenta o artigo sobre o fato: “Em 1835, a Cabanagem eclodiu na Província do Grão-Pará. A cidade de Óbidos voltou-se novamente para o Bom Jesus, para que a Vila não sofresse com as tensões políticas que assombravam o interior da Província”. 

O segundo evento aconteceu em Óbidos em 1855, por conta da peste da cólera que atingiu o município, matando muitos obidenses.

Sobre este evento Pe. Sidney cita em seu artigo que: “Em 1855, entretanto, grassou a peste da cólera pela cidade de Óbidos. Várias pessoas foram acometidas pela doença. Muitas pessoas morreram. A epidemia atingiu em cheio diversas famílias, sem acepção de ricos ou pobres. O Bispo do Pará pediu que o povo confiasse em Deus e incentivou as devoções pias para que a peste fosse contida pelas forças divinas. O povo de Óbidos novamente se apegou ao Bom Jesus para que viesse em socorro dos devotos obidenses que padeciam da epidemia. Passada a peste, mais ou menos no mês de setembro de 1855, o povo começou a construir a nova igreja, em um terreno alto, situado nos confins da agora cidade de Óbidos. Abriu-se um largo”.

Finalizando o Artigo, Pe. Sidiney faz um pedido: “Que o Bom Jesus volte a olhar para o povo obidense com o grande amor do seu coração e nos livre da pandemia que ora nos aflige”.

Leia o texto completo do Pe. Sidney Canto sobre a Devoção dos obidenses ao Bom Jesus, clicando no link seguinte.

A devoção obidense ao Bom Jesus

Fotos de Vander N Andrade, Odirlei Santos e Nayan Gomes

www.obidos.net.br 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar