Catedral de Sant´Ana receberá as missas durante a Festividade de 2016

Catedral de Sant´Ana receberá as missas durante a Festividade de 2016

A Festividade de Sant´Ant´Ana 2016 iniciará neste domingo, dia 10, com o Círio Fluvial e irá até o dia 26 de julho. Uma das novidades deste ano é que a Catedral de Sant´Ana que entrou em reforma em 2012, receberá as missas diárias que acontecerão durante toda a festividade.

Visitamos a Catedral e fizemos algumas fotos, que mostram a finalização dos trabalhos da “nave central” da Catedral. Segundo o Engenheiro Breno, responsável pela obra, os trabalhos elétricos, de som, retoque na pintura externa e preparação do ambiente para receber os fiéis estão sendo finalizados. Enfatizou que os vitrais que serão colocados nas janelas ainda não chegaram e que infelizmente não vai dar tempo de colocá-los agora em julho. Quanto aos outros espaços laterais, que servirão para a parte administrativa, ainda estão em obra.

O foco atual foi a ambientação da Catedral para receber os fiéis nas missas que acontecerão diariamente durante a festividade 2016.

Conheça um pouco da História da Catedral de Sant´Ana

Em 1758, quando Óbidos foi elevada a categoria de Vila, conforme o costume da época, Mendonça Furtado, mandou rasgar uma praça, provavelmente a Praça de Sant’Ana, depois chamada “Largo da Cadeia”, e hoje Praça Barão do Rio Branco, única existente até a construção da Capela do Bom Jesus, em 1855. Também, mandou levantar um pelourinho, lugar público, onde se castigava os índios e pretos escravos, quando cometiam algum “delito”. Não sabemos quando esse pelourinho foi retirado dessa praça, mas provavelmente, após a Abolição da Escravatura, em 1888.

A atual edificação da Igreja da Matriz de Sant’Ana, quando de sua edificação, iniciada em 1786 e concluída em 1827, foi prejudicada devido ao conflito entre a Coroa Real e o Clero que atuava na região, conflito este, que culminou com a expulsão dos religiosos da Amazônia, em 1759.

A composição arquitetônica da fachada da igreja Matriz, inaugurada em 1827, permaneceu a mesma, até a segunda metade desse século, quando então recebeu uma série de modificações que foram se agrupando até atingirem a forma atual. Quanto ao seu interior, na década de 60, sofreu a perca irreparável com a demolição do altar mor, a mando de D. Floriano.

Foi nesse clima de avivamento da igreja que, em 1935, foi realizado o 1° Sírio Fluvial de Óbidos, sendo S. Sant’Ana levada no segundo domingo de julho, à residência do casal Seixas Marinho, em barco enfeitado com flores de “taxizeiro”, onde os moradores da costa fronteira, reverenciavam a Santa e depositavam suas expostulas (suplicas, rogos) e ofertas o dia todo; ao cair da tarde, retornou a procissão fluvial à cidade. O povo que esperavam no cais soltavam centenas de barquinhos com velas acesas que flutuavam nas águas iluminando o Rio Amazonas.

Durante todos esses anos a Catedral de Sant´Ana passou por várias reformas, sendo que a última iniciou em 2012, ano em que a Prelazia de Óbidos transformou-se em Diocese de Óbidos, cujo Bispo é Dom Bernardo, reforma que mobilizou toda sociedade católica obidense e que está chegando em seu final.

www.chupaosso.com.br

Fotos de João Canto

FOTOS...

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar