No encerramento da Festividade de Santo Antônio em Oriximiná foi inaugurado um Monumento em Homenagem ao Padroeiro Santo Antônio.
Na noite do domingo, dia 20 de agosto, aconteceu o encerramento da Festividade de Santo Antônio, em Oriximiná. A Celebração de encerramento aconteceu em frente da Igreja Matriz e foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Bernardo Johannes, concelebrada pelo Frei Basílio, pelos Padres, Jorge, Rafael e Denis, com a participação do Diácono Permanente, Rona e Frei Alexandre.
No final da celebração, a Prefeitura de Oriximiná, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, inaugurou o monumento em homenagem ao Padroeiro Santo Antônio, que retrata o Sermão de Santo Antônio aos peixes. A obra retrata o Sermão de Santo Antônio aos peixes: "Já que me não querem ouvir os homens, ouçam-me os peixes."
O monumento tem 2m 60cm de altura, a Imagem foi construída em aço, ferro, tecido endurecido, resina poliester e pó de mármore. A obra esteve sobre a orientação de Joshua Pessoa e contou com a produção local de cinco artistas, Leandro, Hernandes, Kevin luan, Naldo, Braz Lopes e Marcelo, que compõem a equipe do Ateliê Konduri.
Toda composição da escultura é monocromática, para tornar a manutenção mais fácil e segura. Elaborada em Estilo contemporâneo, a equipe de profissionais enfrentou um desafio enorme, produzir o monumento em exatos vinte dias.
Um desses profissionais envolvidos na produção foi o Marcelo, ele esteve responsável pela construção do lírio e dos esplendores das imagens. O material utilizado nesse processo foi metal, apenas talheres.
Fazem parte do contexto simbólico da peça os peixes, os moldes retratam a espécie tambaqui e estão postos nas águas, a proposta é mostrar a valorização das espécies da região. O monumento tem como característica a personificação da simplicidade, capturar a espiritualidade de um povo.
FONTE: Diocese de Óbios
Comentários