Pacientes foram transferidos e alocados em outros hospitais.
Um incêndio de origem desconhecida aconteceu na madrugada desta terça-feira (12) no setor de obstetrícia do Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo. Em uma ação de segurança, o hospital precisou ser esvaziado rapidamente.
O Corpo de Bombeiros foi chamado para intervir às 01h30, contando com a assistência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e unidades médicas locais para a transferência dos pacientes, que foram alocados em outros hospitais.
A Secretaria Municipal de Saúde de Santarém publicou uma NOTA sobre o incidente:
Incêndio na ala de obstetrícia do HMS já foi controlado
A Prefeitura de Santarém informa que na madrugada desta terça-feira, 12, por volta de 1h, ocorreu um incêndio na ala de obstetrícia, do Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo, que imediatamente foi realizada a retirada dos pacientes, e acionado o Corpo de Bombeiros, que já conteve o sinistro de forma rápida e imediata e realiza neste momento o processo de resfriamento do prédio.
Alguns pacientes inalaram fumaça e receberam atendimento no local. Todos estão fora de risco. Primeiramente, foi garantida de forma imediata a segurança dos pacientes que estavam internados no setor.
Toda Unidade Hospitalar foi evacuada. Os pacientes foram levados para os Hospitais Sagrada Família, Unimed e João 23, além da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldermar Pena.
Os pacientes internados em situação de baixo risco foram alocados na Arena Estadual do Oeste do Pará, Djalma Lima, em parceria com o governo do Estado.
A Prefeitura informa ainda que a causa do sinistro deve ser informada pelos órgãos competentes, que realizam a perícia no local.
A Prefeitura de Santarém agradece a dedicação e a ação rápida de todos os profissionais de saúde, Corpo de Bombeiros e equipes de emergência envolvidos, bem como a compreensão e paciência da comunidade durante este momento desafiador.
Mais informações serão fornecidas à medida que a situação se desenvolver, agradeceu o secretário de Saúde.
Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)
Prefeitura de Santarém