Óbidos, Pará - No mês em que Óbidos celebra 326 anos de sua fundação, a cidade se prepara para um evento especial que promete fortalecer laços familiares e garantir o reconhecimento legal de 200 casais. A Prefeitura Municipal, em parceria com o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social – Semdes, está organizando o "Casamento Comunitário", que acontecerá no dia 29 de outubro.
A iniciativa visa proporcionar aos casais, tanto do meio urbano quanto do meio rural do município, a oportunidade de oficializar sua união perante a sociedade e as leis. "Chegou a vez da cidade de Óbidos ser contemplada com esse serviço, a pedido do prefeito Jaime. Em mais uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura, vamos promover o casamento coletivo, realizado pela Secretaria de Justiça, que tem o dever e a missão de levar justiça e cidadania a todas as cidades para as pessoas carentes do poder público", afirma Aldo Silva, representante do Governo do Estado.
O Casamento Comunitário é uma iniciativa que tem se espalhado por diversas cidades do Brasil, reduzindo desigualdades sociais ao permitir que casais formalizem suas uniões, mesmo quando enfrentam dificuldades financeiras. A Prefeitura de Óbidos está assumindo todas as despesas do evento, desde a cerimônia até o cartório.
Além da cerimônia civil, o Casamento Comunitário oferecerá diversos serviços gratuitos aos casais, incluindo a emissão de certidões de casamento, bolo, tapete vermelho e um sorteio de "Lua de mel" para três casais, proporcionando uma experiência inesquecível aos noivos.
O prefeito Jaime Silva enfatiza os benefícios sociais dessa ação, agradecendo ao governador Hélder Barbalho e ao deputado estadual Josué Paiva pela parceria que promove mais cidadania à população obidense. "Queria agradecer à primeira dama que está promovendo essa ação junto com a nossa comunidade, totalmente de graça, pois hoje se cobra algo em torno de 300 reais por uma certidão de casamento", ressalta o prefeito.
Com essa iniciativa, Óbidos reafirma seu compromisso com a inclusão social e o acesso aos direitos fundamentais, celebrando o amor e a união de 200 casais em uma data tão especial para a cidade.
www.obidos.net.br – Com informações e foto Ascom/PMO
============