A movimentação no Cemitério São João Batista, em Óbidos, foi grande desde cedo nesta quarta-feira, dia 2, dia de finados. Em torno da Capela foi celebrado uma missa por Dom Bernardo, Frei Joel e o Padre Devanir, onde os visitantes participaram da celebração e em seguida visitavam seus entes queridos. Na entrada do cemitério muitos ambulantes vendiam velas e coroa de flores àquelas pessoas que por ali passavam.
Centenas de pessoas chegaram logo cedo no Cemitério São João Batista, levando flores e acenderam velas aos seus entes que partiram. Ao redor de cada sepultura, uma história, uma lembrança diferente. Uns mais serenos conseguem relembrar a perda de maneira menos dolorosa, outros emocionados pelas perdas mais recentes.
Durante todo dia o Cemitério São João Batista recebeu milhares de visitantes, pois é o único cemitério da cidade de Óbidos, onde os obidenses enterram seus entes queridos, que partiram desta vida para o reino de Deus.
FINADOS
Segundo dados históricos, o costume de orar pelas pessoas falecidas é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs.
Quanto a essa data, 2 de novembro, se deve a Santo Odilon. Segundo ele, como 1º de novembro é festejado todos os Santos, um dia depois deveria-se celebrar a memória dos falecidos.
A Igreja Católica oficializou a celebração do Dia de Finados em 1311 e, em 1915, Bento XV estendeu a solenidade a toda a Igreja.
Fotos de Vander N Andrade (1) e Odirlei Santos (2)
FOTOS...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/648-dia-de-finados-leva-milhares-de-pessoas-ao-cemiterio-sao-joao-batista-em-obidos#sigProId28e57b5a4d
http://obidos.net.br/index.php/noticias/648-dia-de-finados-leva-milhares-de-pessoas-ao-cemiterio-sao-joao-batista-em-obidos#sigProIdf5ab8105d8