Dia de Finados leva milhares de pessoas ao Cemitério São João Batista, em Óbidos

Dia de Finados leva milhares de pessoas ao Cemitério São João Batista, em Óbidos

A movimentação no Cemitério São João Batista, em Óbidos, foi grande desde cedo nesta quarta-feira, dia 2, dia de finados. Em torno da Capela foi celebrado uma missa por Dom Bernardo, Frei Joel e o Padre Devanir, onde os visitantes participaram da celebração e em seguida visitavam seus entes queridos. Na entrada do cemitério muitos ambulantes vendiam velas e coroa de flores àquelas pessoas que por ali passavam. 

Centenas de pessoas chegaram logo cedo no Cemitério São João Batista, levando flores e acenderam velas aos seus entes que partiram. Ao redor de cada sepultura, uma história, uma lembrança diferente. Uns mais serenos conseguem relembrar a perda de maneira menos dolorosa, outros emocionados pelas perdas mais recentes.

Durante todo dia o Cemitério São João Batista recebeu milhares de visitantes, pois é o único cemitério da cidade de Óbidos, onde os obidenses enterram seus entes queridos, que partiram desta vida para o reino de Deus.

FINADOS 

Segundo dados históricos, o costume de orar pelas pessoas falecidas é uma realidade desde os primeiros tempos do cristianismo e foi conservado pelas comunidades cristãs.

Quanto a essa data, 2 de novembro, se deve a Santo Odilon. Segundo ele, como 1º de novembro é festejado todos os Santos, um dia depois deveria-se  celebrar a memória dos falecidos.

A Igreja Católica oficializou a celebração do Dia de Finados em 1311 e, em 1915, Bento XV estendeu a solenidade a toda a Igreja.

www.chupaosso.com.br

 Fotos de Vander N Andrade (1) e Odirlei Santos (2)

FOTOS...

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar