SEMAB acompanhou a mecanização e calagem em áreas degradas de agricultores cadastrados no Programa Maniva-Tapajós, para evitar novos desmatamentos.
Na segunda fase de atuação da parceria entre a Prefeitura de Óbidos e o Programa Maniva-Tapajós, novos cadastros de agricultores familiares se somaram a esta iniciativa que busca fortalecer o cultivo e produção de mandioca no município; sobretudo em áreas de solos degradados ou em processo de degradação, e assim evitar ou diminuir a continuidade de abertura de áreas com cobertura florestal no município.
Para isso, a adoção de equipamentos e insumos agrícolas é necessário e indispensável na preparação das áreas, assim como de assistência técnica contínua. E é isso que vem sendo realizado e desenvolvido em áreas de agricultores cadastrados no Projeto, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (SEMAB).
Neste último final de semana (sexta-feira 15 e o sábado 16), a equipe SEMAB acompanhou ações de limpeza mecanizada de áreas e calagem do solo, nas comunidades de Curumu, Pedra Branca e Arapucu. A limpeza consistiu na remoção da vegetação fina e de tocos, para melhor condição no arado do solo e de plantio. Já a calagem, refere-se à aplicação de calcário na área para diminuir a acidez do solo e o fornecimento de cálcio e magnésio; que favoreceram no adequado crescimento e desenvolvimento dos cultivos.
Com estas ações no preparo das áreas agrícolas degradadas e o agricultor familiar seguindo as recomendações técnicas, garante-se o uso contínuo da mesma área para novos plantios ao longo do tempo, evitando assim o desmatamento de novas áreas virgens.
No entanto, para o acesso deste “pacote tecnológico” precisa de que os agricultores ou agricultoras se mantenham organizados nas comunidades rurais, para facilitar a adequada fluidez das ações.
Galeria de Fotos...
http://obidos.net.br/index.php/noticias/6582-em-obidos-semab-realiza-mecanizacao-e-calagem-em-areas-degradadas#sigProId9694c4a68a
www.obidos.net.br - Informações e fotos Semab