Servidores Municipais ocupam entradas da Prefeitura de Óbidos

Servidores Municipais ocupam entradas da Prefeitura de Óbidos

Os Servidores Municipais de Óbidos realizaram uma manifestação na manhã desta segunda-feira, dia 14, por conta do atraso em seus salários, e como parte da manifestação, ocuparam as entradas da Prefeitura Municipal de Óbidos, os quais exigiram a presença do Prefeito de Óbidos, Mário Henrique, no local, para dar explicação sobre o atraso de pagamento.

Conversamos com o Prefeito Mário Henrique, que esteve no local, e sobre a manifestação, comentou: “São servidores de algumas secretarias que estão em atraso e quero dizer que a manifestação deles é legítima, procedente, a gente entende a situação, e que isso ultrapassa a nossa vontade de estar fazendo isso. Nós estamos negociando junto ao PASEP para diminuir essas retenções, para que possa sobrar recursos para que possamos efetivar o pagamento desses servidores. Esses bloqueios e retenções tem levado essa situação, não só o Município de Óbidos, mais o país todo num sistema de calamidade” informou o Prefeito.

Mário Henrique conversou com os servidores e informou que há a possibilidade de pagamento de algumas secretarias a partir de quinta-feira, dia 17, com a entrada do ICMS nas contas da Prefeitura e comentou: “Não dá pra tirar leite de pedra, infelizmente a situação é essa e estamos propondo, se eles quiserem, formar uma comissão para acompanhar as finanças, não há problema nenhum, não tenho que esconder absolutamente nada de ninguém, e se eles quiserem formar a comissão para que todos os pagamentos tenham, inclusive, a aquiescência deles, não terá  problema nenhum”.

Quanto o Prefeito estar se negando a fazer o pagamento dos servidores, Mário Henrique comentou: “De forma alguma, pois o salário é um direito líquido e certo de quem trabalha, fora as circunstâncias do momento que estão muito complicadas que vieram se agravando durante o período, até chegar este momento, realmente muito complicado, muito difícil, mas que, a violência não leva absolutamente a nada, entendo que a partir do momento que tiver o diálogo, o entendimento, a compreensão, encontrando caminhos, a gente avança muito mais”, finalizou Mário Henrique.

Derinaldo Biá, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Óbidos esteve em reunião com o Prefeito, o qual informou que a situação vivenciada pelos servidores é muito triste e sobre os pagamentos dos salários discutidos na reunião, informou que: “Em tese, o prefeito informou que poderemos estar recebendo os vencimentos entre quarta e quinta-feira, em tese! Isso daí são as palavras dele e pedi pra que ele procure a imprensa pra falar sobre isso, porque não estou aqui pra falar por prefeito, porque eu não comungo com os ideais políticos que ele tem, então ele deveria procurar a imprensa e mostrar a realidade do Município, mostrar o planejamento para o pagamento dos servidores públicos, para com a responsabilidade fiscal, algo desse tipo. Então eu cobrei para que ele faça isso e espero que faça, até porque, me parece que além do desgoverno, há o desespero por parte da administração pública, porque sabe que não vai resolver o problema nos 45 minutos do segundo tempo”, comentou Derinaldo.

Nivaldo Aquino, presidente da Câmara Municipal de Óbidos, também falou sobre o atraso no pagamento dos servidores, e que o Sindicato está correto em reivindicar o pagamento de seus associados e comentou: “Eu não vejo a possibilidade nenhuma de haver um acordo entre a Câmara e Executivo Municipal, pois ele não atende nenhuma reivindicação e nenhum pedido que a gente faz, pois nada que ele promete, ele não cumpre. Existe um mandado de segurança da Câmara, pois ele não está repassando o duodécimo da Câmara, então, assim, como é legal a reivindicação do Sindicato, é a reivindicação da Câmara. Como é que vou saudar os compromissos que a câmara tem que pagar?”, informou Nivaldo. 

O servidor da prefeitura de codinome “Pipoca”, informou que houve uma conversa com o Prefeito, o qual comentou o seguinte: “O Prefeito propôs uma reunião, mais essas reuniões dele, nenhuma teve sucesso, é mais uma propaganda enganosa. Ele pediu para nós liberarmos o carro dele e do secretário, e que quarta-feira ele reunirá com a gente para dar uma resposta da situação, do que está acontecendo, mais nenhuma resposta concreta”.

Perguntado qual o tempo que eles ficariam ocupando a entrada da Prefeitura, “Pipoca”, informou:  “A Secretaria de Infraestrutura já está ocupada 100% e o nosso objetivo aqui é ocupar por prazo indeterminado, não temos prazo pra sair. A preocupação do Prefeito é liberar o carro dele e do secretário que estão aqui no estacionamento, mais não vamos liberar nenhum carro. Pode entrar mais sair, não”, comentou.

www.chupaosso.com.br

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar