Na manhã desta quarta-feira, dia 3, o Pároco de Sant'Ana, Padre Adalberto Santos, concedeu uma entrevista coletiva para anunciar os preparativos e parte da programação da Festividade de Sant'Ana 2024, que ocorrerá de 14 a 26 de julho, com o tema "Mesmo com a velhice darão frutos" e o lema "Tu me ensinaste, ó Deus, e até aqui anuncio tuas maravilhas".
O Pároco Adalberto anunciou que o Círio de Sant'Ana sairá da Paróquia Santo Antônio, em Alenquer. A transladação ocorrerá no dia 13 de julho, após a celebração na Catedral de Sant'Ana, e seguirá via terrestre até o município de Alenquer, parando em algumas comunidades ao longo do percurso. A Comunidade Cristo Rei, no Paraná de Baixo, foi escolhida para a mudança de embarcação, que receberá a imagem de Senhora Sant'Ana e seguirá para Óbidos em um Círio fluvial, após a celebração.
Entre algumas novidades da programação, está previsto que a imagem de Sant'Ana chegará neste sábado, 6 de julho, ao município de Óbidos, vinda da capital amazonense, Manaus, e continuará sua peregrinação no município de Óbidos, nas paróquias e repartições públicas, até o dia 13 de julho, dia de sua transladação para a Paróquia Santo Antônio, em Alenquer. Outras novidades incluem a Caminhada de Fé, que neste ano acontecerá no dia 20 de julho, no final da tarde, saindo da Comunidade do Cipoal; o Leilão de Vales, que será realizado no dia 26 de julho; e o Bingão de Sant'Ana, no dia 27 de julho, às 19h, no Cliper. Durante os próximos dias, serão divulgadas as demais programações da Festividade 2024.
Padre Adalberto finalizou dizendo que a festividade não começa apenas no dia 14 de julho, mas sim com o lançamento do cartaz da festa, continuando com a peregrinação da imagem de Sant'Ana nos estados, municípios e comunidades até o dia de sua transladação. De modo especial, o Círio de Sant'Ana completará 170 anos desde o primeiro Círio, realizado em 1854, sendo terrestre e fluvial, de acordo com registros históricos. Neste ano, o Círio fluvial completará 86 anos.
Fonte: Diocese de Óbidos
Comentários