Capes aprova Mestrado em Computação da Ufopa

Capes aprova Mestrado em Computação da Ufopa

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) recebeu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para o novo Mestrado Acadêmico em Computação, com início previsto para 2025. O curso será ofertado em Santarém (PA), vinculado ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), e conta com duas linhas de pesquisa: Inteligência Artificial e Sistemas de Suporte à Decisão; e Gestão do Conhecimento e Inovação Tecnológica.

Com foco no desenvolvimento regional sustentável, o programa tem como objetivo formar pesquisadores qualificados para atuar na área de computação aplicada, visando tanto o desenvolvimento de pesquisa quanto a inovação tecnológica. Serão oferecidas 15 vagas anuais, com o processo seletivo a ser divulgado em breve.

A reitora em exercício da Ufopa, Solange Ximenes, destacou a importância estratégica da aprovação do curso, enfatizando que ele impulsiona a qualificação acadêmica e científica da instituição. "Com essa aprovação, o IEG passa a oferecer um curso stricto sensu, aproveitando a expertise dos docentes e possibilitando a formação continuada dos egressos da graduação", afirmou.

Segundo Abraham Lincoln Rabelo de Sousa, diretor do IEG, o Mestrado em Computação é um marco importante para o Oeste do Pará. "Esse curso não só eleva o nível educacional da região, como também estimula a produção de soluções tecnológicas que poderão impactar diretamente a sociedade", comemorou.

Fábio Manoel França Lobato, um dos proponentes do curso, ressaltou que o programa atenderá à crescente demanda por qualificação na área de Computação, beneficiando profissionais da região. “O curso possibilitará uma qualificação mais aprofundada da mão-de-obra local, impactando diretamente no desenvolvimento de produtos e serviços inovadores.”

Além do mestrado em Computação, a Ufopa aguarda a aprovação de outros cursos de pós-graduação, consolidando sua posição como uma instituição de ensino fundamental para o desenvolvimento da Amazônia.

Mais informações sobre o Mestrado clique no Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC).

www.obidos.net.br  - Com informações UFOPA

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar